Uma viagem no tempo com o Mercado Antigo

sexta, 07 de junho 2019


Estarreja cumpre a tradição! As Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja começam este fim de semana, com um dos momentos mais tradicionais da programação, o Mercado Antigo. 

Na Praça Francisco Barbosa vamos recordar o pregão, a taberna típica, as vestes, a música tradicional, num rebuliço de feira popular carregado de emoções e de memórias, recriando o Mercado da Praça de Estarreja, que se realizava aos domingos. 

O Mercado Antigo relembra o quotidiano até ao final do séc. XIX e início do séc. XX com espaços de venda, encenações, trajes, artesanato, comes e bebes, costumes, artes, ofícios e música tradicional. 


“Uma Janela para a Tradição”

No primeiro dia do Mercado Antigo, vamos homenagear a nossa tradição e identidade cultural com a inauguração da exposição “Recriações”, de Abel Cunha, às 16h, na Casa Municipal da Cultura, que apresenta um conjunto de fotografias, protagonizado pelos elementos dos cinco grupos etnográficos e de folclore de Estarreja, que nos leva de volta a um mundo que já foi o nosso. Recriamos e revivemos a vida quotidiana de uma pequena região encravada entre a serra e o mar, uma ruralidade esquecida de duros trabalhos, de alegrias e de tristezas, a herança cultural dos nossos antepassados, uma raiz identitária que a modernidade tende a fazer esquecer. Será verdadeiramente “Uma Janela para a Tradição”, num olhar coletivo de registo para memória futura.

De 8 a 16 de junho, volta a repetir-se a tradição estarrejense com um extenso programa que vai trazer a maior animação ao centro da cidade. Mercado Antigo, Marchas Populares, Bandas em Festas, Jogos Tradicionais, Festival de Folclore, Feira de Artesanato Urbano e concertos de Augusto Canário, Piruka, The Gift e Toy são algumas das atividades em destaque das Festas.


MERCADO ANTIGO - Praça Francisco Barbosa \ 8 e 9 de junho

Dia 8 (sábado)

9h30 – 17h30 Biblioteca Exposição de Património dos Grupos Folclóricos “O que fomos, o que somos”

16h00 Casa da Cultura Inauguração da Exposição de Fotografia “Recriações”, de Abel Cunha 

17h00 Abertura do Mercado Antigo
. Proclamação pelo Presidente do Município 
. Desfile dos representantes dos grupos participantes no Mercado Antigo e dos candidatos ao prémio “Melhor Traje”

17h00 - 19h00 Demonstração de Jogos Tradicionais (org. Assoc. dos Amigos das Póvoas)

18h00 Animação 
Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã” 
Miguel Lavoura (Concertinas e Desgarrada)

22h00 Concerto AUGUSTO CANÁRIO 

Dia 9 (domingo)

A partir das 9h Mercado Júlio Neves XX Convívio Motard (org. Assoc. Motards de Avanca)

9h30 - 19h00 Mercado Antigo 

10h00 Desfile Etnográfico 

16h00 Festival de Folclore
Casa do Povo de Avanca, Rancho Folclórico “As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã, Rancho Folclórico “As Tricaninhas do Antuã”, Grupo Etnográfico “Danças D’Aldeia”, Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros 
* Ordem do desfile, sendo a ordem de atuação inversa 


Consulte aqui o programa completo das Festas