Lá vêm as Marchas com centenas de desfilantes e as Bandas em Festa com 150 músicos em palco

quarta, 12 de junho 2019

Símbolo festivo e popular, as Marchas Populares são um dos pontos altos das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja. Na véspera do feriado municipal, esta terça-feira, a partir das 21h30, centenas de marchantes desfilam na Avenida 25 de Abril e na Alameda do Parque do Antuã, numa das noites mais participadas das festividades. Um espetáculo com entradas livres.

As tradicionais Marchas Populares envolvem marchantes de todas as idades, com muita música, cor e alegria.

Organizadas pela Câmara Municipal de Estarreja, as Marchas ganham vida graças à participação e forte colaboração das coletividades do concelho, que, com o apoio da autarquia, se apresentam à população, constituindo uma das atividades de grande fruição por parte da comunidade.

Marchas participantes e temas (por ordem de desfile):
Associação de Pais da EB Visconde de Salreu - Janelas da nossa terra
Fundação Cónego Filipe de Figueiredo - O Regresso da nossa Gente
Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense - Feito em Portugal
Associação Cultural e Recreativa Esteira de Veiros - As Esteiras
Associação Cultural e Recreativa Unidos do Agro - Os Amoladores
Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes - Comboios na Nossa Terra
ACRES Vai Quem Quer - É... Santo António

A noite continua com o baile popular com o Grupo Musical Escala 5. O anúncio das marchas vencedoras e a entrega de prémios estão previstos para a meia noite.

Bandas em Festa com 150 músicos em palco

O Dia do Município, 13 de junho, é dedicado às cerimónias religiosas e à Sessão Solene do Dia do Município (15h no Cine-Teatro). O dia encerra com chave de ouro, a segunda edição do espetáculo Bandas em Festa.

Um espetáculo desenhado especialmente para as Festas do Município pelas três bandas filarmónicas do concelho - Bingre Canelense, Visconde de Salreu e Club Pardilhoense -, naquele que será um “super-concerto” com 150 músicos no mesmo palco e os três Maestros das bandas – Nelson Aguiar, Afonso Alves, Martinho Rodrigues - na direção musical. Terá início às 22h no grande palco das festas, no Parque Municipal do Antuã, com entradas livres. Antes decorre o desfile das bandas às 21h30, na Avenida 25 de Abril.

12 Tasquinhas de gastronomia típica

Na tenda das tasquinhas de gastronomia regional, apresenta-se o certame dos sabores mais tradicionais. Com abertura esta quarta-feira às 19h00, até dia 16 pode degustar os pratos típicos e as melhores iguarias confecionadas pelas várias coletividades participantes.

São elas: Estarreja Andebol Clube; Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes; CDE Natação; Associação Cultural de Salreu; Rancho Folclórico As Tricaninhas do Antuã; Grupo de Carnaval Saias & Companhia; Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca; Grupo de Carnaval GRESFA; Grupo de Carnaval Club Pimpónico; Grupo de Carnaval Zsazsa’s; Escola de Samba Côco de Estarreja; e Escola de Samba Vai Quem Quer.

Os melhores sabores acompanham os grandes concertos de Piruka (dia 14), The Gift (dia 15) e Toy (dia 16). Ingredientes não faltam para umas excelentes Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja!

» Consulte o programa completo das Festas de Santo António neste link www.cm-estarreja.pt/eventos/3886