Voluntários procuram-se: descobre a cidade geminada de La Riche

Um desafio internacional. Uma experiência para a vida.

quinta, 27 de junho 2019

A Câmara Municipal de Estarreja desafia os jovens de todo o país a participar num projeto de voluntariado internacional na cidade La Riche, em França. O projeto tem a duração de 9 meses (de outubro de 2019 a junho de 2020), e é dirigido aos jovens com idade compreendida entre os 18 e os 25 anos.

Como parte da cooperação e amizade entre os municípios de Estarreja e La Riche, cujo acordo de geminação já tem quase 30 anos de história, pretendemos aprofundar e consolidar essas relações de amizade e de cooperação através da promoção da partilha de conhecimentos e de experiências, especialmente entre os jovens, promovendo a cidadania ativa e intercultural, especialmente nos campos das artes, da música e do cinema.

O jovem selecionado permanecerá em La Riche, durante um período de 9 meses com um horário de 30h/semana, integrando em projetos nas áreas da educação, de desenvolvimento sustentável, da economia de energia ou da interculturalidade. E será atribuída uma bolsa no valor de 450€/mês e alojamento.

Num trabalho de equipa entre os funcionários do Polo "Solidariedade e Viver Juntos" da Câmara Municipal de La Riche que reúne um Centro de Ação Social, um Ponto de Boas Vindas, um Ponto de Retransmissão de Emprego Municipal e um Espaço Público Digital e os membros do Comité de Geminação, o voluntário terá como principais funções contribuir para a organização de eventos relacionados com a interculturalidade da cidade francesa; promover a mobilidade internacional; participar em ações para desenvolver o envolvimento dos jovens; animar oficinas interculturais relacionadas com os serviços sociais e educacionais e as escolas da cidade; e sensibilizar para as ações da Comissão de Geminação e para a cidade.

Os interessados deverão manifestar a sua disponibilidade e enviar CV para o email: comunicacao@cm-estarreja.pt