“Há Festa na Quinta” convida a explorar a Quinta do Marinheiro, em Avanca

quarta, 03 de julho 2019


No tempo de Egas Moniz, a Quinta do Marinheiro era uma festa. Sempre que ele chegava a Avanca, a quinta ganhava vida e as atividades culturais e de lazer sucediam-se. É esse lado carismático da personalidade do neurocientista que inspira o evento “Há Festa na Quinta”.

 

Entre 12 e 14 de julho, em comemoração do 51.º aniversário da abertura da Casa-Museu Egas Moniz, celebra-se o legado que o único Prémio Nobel português da área das ciências fez questão de deixar à sua terra. Na Casa do Marinheiro, Egas Moniz viveu a sua infância e passava as suas férias.

 

Agora convida-se a população a visitar os jardins e espaços naturais outrora percorridos pelo médico investigador, abrindo-se os portões da Quinta do Marinheiro para um conjunto de atividades ao ar livre, numa programação pensada especialmente para famílias.

 

É o caso da sugestão para a primeira noite do programa “Há Festa na Quinta”. As crianças com mais de 5 anos e suas famílias podem passar “Uma Noite no Museu…”, num acampamento que inclui uma sessão de contos com a contadora de histórias Rita Sineiro.

 

Durante o fim de semana, entre atividades como insufláveis, pinturas faciais, exibição de aves de rapina, jogos tradicionais e passeios de moliceiro, pode mergulhar no romântico lago que o Rio Gonde alimenta, com canoagem e stand up paddle, aproximando a quinta ao tempo de Egas Moniz, que utilizava constantemente o lago para os seus passeios de barco em família, primeiro com os irmãos e mais tarde com os sobrinhos-netos.

 

A sessão de yoga para famílias, no sábado à tarde, é outra forma de usufruir dos belos jardins que circundam o museu de Avanca.

 

14 de julho é o dia de aniversário da Casa-Museu Egas Moniz, que abriu ao público em 1968 conforme desejo expresso do professor e da sua mulher, Dona Elvira. A dança, a música e a poesia envolvem os espaços e contam “pedaços” de uma história, vivida pelo Homem criador deste ambiente, nas visitas encenadas, às 14h30 e 16h30, nos dias 13 e 14.

 

As entradas são gratuitas e algumas atividades requerem inscrição.

 

… Tudo se passa em torno da casa do Marinheiro… donde a família provém. Ali todos se juntavam em dias festivos; templo de confraternização, amizade e harmonia que sempre viveu a minha gente.

Egas Moniz, “A Nossa Casa”, 1950

 

 

:: programa

 

12 JULHO | SEXTA-FEIRA

[20H00] UMA NOITE NO MUSEU…

(noite do pijama para famílias/versão acampamento)

Sessão noturna de contos por Rita Sineiro

 

+info/inscrição biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt / t. 234840614

(Crianças com mais de 5 anos e obrigatório o acompanhamento por um adulto)

Colaboração do Agrupamento dos Escuteiros de Avanca

 

13 JULHO | SÁBADO

[11H-13H] CANOAGEM

[A PARTIR DAS 14H] INSUFLÁVEIS E PINTURAS FACIAIS

[14H30 e 16H30] VISITAS ENCENADAS*

[14H30-18H30] PADDLE BOARD

[15H] SESSÃO DE YOGA PARA FAMÍLIAS*

Crianças entre os 3 e 10 anos

[14H30 e 15H30] PASSEIOS DE MOLICEIRO*

 

14 JULHO | DOMINGO

[11H-13H] CANOAGEM

[A PARTIR DAS 14H] INSUFLÁVEIS E PINTURAS FACIAIS

[14H30 e 16H30] VISITAS ENCENADAS*

[14H30-18H30] PADDLE BOARD

[15H] AVES DE RAPINA E JOGOS TRADICIONAIS (ACRAP)

[15H e 16H] PASSEIOS DE MOLICEIRO*

 

 

*Inscrições museuegasmoniz@cm-estarreja.pt até ao dia 10