Aluna estarrejense participa na Expedição 2019 da EPIS

De 8 a 12 de julho, a aluna estarrejense terá contacto direto com empresas parceiras da EPIS

sexta, 12 de julho 2019


Teresa Correia, aluna do 8.º ano da Escola Secundária de Estarreja, foi selecionada para participar no Boot Camp EPIS 2019 – Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa da Associação EPIS – Empresários para a Inclusão Social. Com o objetivo de premiar o esforço e a dedicação dos alunos EPIS, a estudante, que representa o Agrupamento de Escolas de Estarreja, durante cinco dias, terá a oportunidade de visitar empresas parceiras da Associação e perceber em que medida estão a trabalhar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

João Alegria, Vereador da Educação, refere que o Projeto EPIS, em implementação desde há sete anos nas Escolas de Estarreja, "tem contribuído para reduzir o insucesso escolar e, através de um trabalho de proximidade com os alunos, professores e famílias, tem garantido o sucesso escolar aos alunos que face ao seu contexto sociofamiliar estavam em risco de abandono e insucesso. O mérito destes resultados é devido ao esforço e trabalho destes alunos, sob a orientação sempre presente e persistente das mediadoras para o sucesso escolar, articulada com as escolas e famílias.  Esta rede de parceria, desde a primeira hora, encabeçada pelo Município com as Escolas tem vindo a ser alargada a outros parceiros da Comunidade. O exemplo mais recente é a participação da empresa CIRES que, para além de patrocinar três bolsas de estudo a alunos do Concelho de Estarreja, é um parceiro ativo na disponibilidade da empresa para acolher os alunos nas visitas à Fábrica bem como na formação que os seus quadros proporcionam aos jovens."

Enaltece ainda que "o resultado do trabalho de todos estes agentes educativos tem também expressão na seleção da jovem Teresa Correia para participar neste Boot Camp EPIS 2019, que com o seu esforço e trabalho, como muitos outros, teve o prémio de participar nesta iniciativa destinada aos alunos que mais evoluíram ao longo da intervenção e não têm avaliações negativas. Será certamente uma experiência que a marcará para a vida pelo enriquecimento pessoal e social que aporta no seu desenvolvimento."

No 4.º dia desta enriquecedora jornada chegou o momento mais aguardo pelos jovens: conhecer o Presidente da República. No Palácio de Belém, os alunos começaram por visitar o Museu da Presidência e as salas mais importantes do Palácio. No final houve tempo para conversarem com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre as notas, de onde vinham e o que fizeram nesta semana do Boot Camp EPIS. “ É importante trabalharem e saberem que podem ser bons”, salientou o Presidente.

Os alunos EPIS que participam nesta viagem-prémio são provenientes também de escolas dos concelhos de Alenquer, Almada, Amadora, Lagoa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Pampilhosa da Serra, Peniche, Porto, Seixal, Sintra, Soure, Torres Novas, Vila Nova de Poiares e das ilhas do Pico, São Miguel e Terceira dos Açores.