Aviso à população: Tempo quente e seco – prevenção de incêndios rurais

terça, 03 de setembro 2019

Face às previsões para os próximos dias de tempo quente e seco, recomenda-se a adequação dos comportamentos face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando a legislação em vigor.

Recordamos que durante o PERÍODO CRÍTICO (1 de julho a 30 setembro) é PROIBIDO:

- Fazer Queimadas Extensivas sem autorização das câmaras municipais;
- Fazer Queima de Amontoados sem autorização das câmaras municipais;
- Utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito;
- Fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;
- Lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;
- Fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
- Usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias de Risco Máximo.

Esteja atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt