Comitiva estarrejense recebida no Governo dos Açores

sexta, 06 de setembro 2019

O Presidente do Governo Regional dos Açores recebeu, em audiência para apresentação de cumprimentos, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto, e a Direção da Banda Bingre Canelense, a mais antiga coletividade do concelho de Estarreja e uma das mais antigas do distrito de Aveiro.

No encontro com Vasco Cordeiro, que decorreu no Palácio de Santana, em Ponta Delgada, estiveram presentes o Presidente da Direção da Associação Recreativa e Musical Bingre Canelense, António Simões Pinto, e o maestro Nelson Aguiar, assim como a Vereadora da Cultura do município estarrejense.

Vasco Cordeiro deu as boas-vindas à delegação de Estarreja, desejando uma boa estadia, convidando a usufruir das vivências mais tradicionais, em particular as Festas do Santíssimo Sacramento da Candelária.

Em representação do Município de Estarreja, Isabel Simões Pinto deu a conhecer a realidade do concelho referindo-se, em particular, às questões de âmbito cultural, sendo as Bandas Filarmónicas uma parte muito importante da identidade cultural do território. Coube ao Presidente da Direção da Banda Bingre, António Pinto, explicar os objetivos do intercâmbio com a filarmónica açoriana.

Durante o momento de troca de lembranças institucionais, Egas Moniz e o BioRia foram os dois valores locais mais enaltecidos pela representante estarrejense.

Recorde-se que ontem, a Banda Bingre Canelense deu um concerto inserido na programação das Noites de Verão, no centro histórico de Ponta Delgada, depois de ter sido recebida durante a tarde pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro.

A deslocação aos Açores da Banda Bingre Canelense enquadra-se num intercâmbio com a Filarmónica Lira Nossa Senhora da Estrela, da freguesia da Candelária, concelho de Ponta Delgada, que esteve em Estarreja na semana passada.