Lançado concurso para o Arranjo Urbanístico do Largo da Igreja de Canelas

terça, 10 de setembro 2019

A Câmara Municipal de Estarreja lançou o concurso público para o Arranjo Urbanístico do Largo da Igreja de Canelas (Largo Francisco Bingre), no centro cívico de Canelas, com o valor base de 278.700,00€ (acrescido de IVA). A obra terá um prazo de execução de 300 dias.

A requalificação do Largo da Igreja de Canelas abrange uma área total de aproximadamente 2845 m2 e contempla a demolição de duas construções (no Largo e na Rua Direita), ampliação do espaço da praça, redesenho da plataforma central do largo, incluindo troços da Rua do Cabeço de Baixo e Rua Direita até à Capela da Nossa Sr.ª da Saúde e alteração da prioridade na circulação viária.

“Trata-se de uma aspiração de há muito tempo dos canelenses que finalmente terá a sua tradução numa intervenção estruturante, criando-se um espaço que dignifica o centro de Canelas e o espaço mais nobre da freguesia. O novo mobiliário urbano e a nova iluminação, com todas as infraestruturas a ser colocadas no subsolo, permitirão também ‘limpar’ visualmente a amálgama de cabos e postes que enxameiam toda aquela zona”, refere o Vice-presidente da Câmara Municipal e Vereador das Obras Municipais, Adolfo Vidal.

Com esta intervenção pretende-se revitalizar um espaço chave de identificação da imagem de Canelas, como forma de reforçar a sua centralidade e de o vocacionar para atividades de carácter cultural e social.

Esta intervenção visa requalificar e dinamizar o largo, conferindo-lhe uma nova imagem e utilização em termos funcionais e paisagísticos, com uma estrutura verde urbana. A requalificação resultará da interligação de novos espaços devidamente equipados e estruturados com o existente.

No espaço exterior do edifício da Junta de Freguesia o projeto contempla a retificação das áreas do jardim e repavimentação do pavimento incluindo a zona da rampa de acesso automóvel.

Recorde-se que, há dois anos a autarquia procedeu ao arranjo do Largo do Campo da Cruz criando uma nova amplitude naquela zona central da freguesia, com um novo parque de estacionamento.