“Passeio Sénior +65”: um dia de convívio para quase mil seniores do concelho

Quase mil estarrejenses participaram no “Passeio Sénior +65” que se realizou no passado dia 27, sexta-feira. “É um momento muito esperado pelos seniores do nosso concelho porque, por um lado, têm a oportunidade de estar perto dos autarcas das suas freguesias e, por outro, de viverem novas experiências, de se divertirem num dia inteiramente pensado para eles”, salienta o Presidente do Município de Estarreja, Diamantino Sabina.

quarta, 02 de outubro 2019

Logo pela manhã, duas dezenas de autocarros com os grupos das cinco freguesias rumaram ao norte do país para uma visita ao Santuário Santa Luzia, em Viana do Castelo, onde houve a oportunidade de assistir à eucaristia.

O destino seguinte foi Esposende. Foi em ambiente de arraial minhoto que a Quinta da Malafaia recebeu familiares, colegas de escola e até companheiros de trabalho para um almoço e uma tarde cheia de música e de animação onde não faltou o folclore da região, o baile e as marchas populares.

Com esta é a segunda vez que Guiomar Salgado participa no Passeio Sénior e não tem papas na língua quando afirma que “adoro festa, mas principalmente de dançar.  É ótimo vir, porque além de me divertir imenso tenho a possibilidade de reencontrar familiares que já não via há algum tempo.”

“É a terceira vez que venho”, conta Henriques Rodrigues. Acompanhado pela esposa, diz que “o convívio e rever amigos é o que nos motiva a participar”. E espera “ter saúde e energia” para participar na próxima edição.

Já para Maria Pinho o ponto alto do dia foi assistir à eucaristia no Santuário Santa Luzia. “E aquela vista sobre a cidade”, refere vislumbrada. Nas palavras de Maria, este dia resume-se a “muito convívio e muita festa”.

Esta atividade, que tem como objetivo proporcionar um dia diferente, recheado de convívio e de animação a todos os participantes, é promovida pela Câmara Municipal de Estarreja e conta com a colaboração das Juntas de Freguesia.

O “Passeio Sénior +65” integra a programação do Festival Sénior, marcando o arranque do Programa VIVER +, que oferece um conjunto de atividades ao longo de todo o ano assentes em quatro grandes áreas de intervenção - Saúde & Bem-estar; Cultura & Lazer; Artes & Saberes; Solidariedade – e tem por objetivo promover o envelhecimento ativo e saudável, a aprendizagem ao longo da vida e o combate ao isolamento social, favorecendo a qualidade de vida dos seniores do Concelho de Estarreja.

Isabel Simões Pinto, vereadora da Ação Social e Inclusão, explica que o Programa VIVER + “oferece vários projetos e atividades que passam pela promoção da saúde, pela formação, pela partilha de saberes e experiências, pela dinamização de oficinas e atividades ocupacionais, assim como pela promoção de convívio e lazer, ao longo de todo o ano.”

Salienta ainda que “o apoio social aos mais desfavorecidos, nomeadamente através do Cartão Sénior Municipal e a preocupação com o combate ao isolamento social, são áreas a que a Câmara Municipal continuará a dar especial atenção. Tratando-se de uma parte significativa da população do município, com experiência e sabedoria ímpares, o Programa VIVER + promove a sua valorização e uma dinâmica comunitária de enriquecimento individuais e coletivos, em estreita articulação com a Rede Social do Concelho.”

Focado nestes princípios, o programa do Festival Sénior inclui passeios, visitas culturais, sessões de cinema, aulas de ginástica, oficinas e, acima de tudo, muito convívio e animação, até ao final do mês de outubro.

Consulte aqui o programa completo do Festival Sénior.