I Encontro da CPCJ de Estarreja debate o sucesso escolar das crianças e jovens

Não podemos conhecer bem uma realidade sem a “Ver por Dentro…”! É este o mote para o momento de reflexão e de partilha para o I Encontro da CPCJ de Estarreja, que decorre em Estarreja já no próximo dia 25 de outubro, sexta-feira, das 09h às 17h, no auditório da Biblioteca Municipal.

terça, 08 de outubro 2019

O encontro, que conta com a participação de psicólogos, docentes, investigadores, pediatras e enfermeiros, pretende que pais, professores e técnicos conheçam melhor o impacto das perturbações do desenvolvimento e comportamento no sucesso escolar das crianças e jovens, encontrando estratégias positivas para uma interação mais assertiva, entre os diversos atores da vida das Crianças e Jovens. Quais os desafios que pais, professores, educadores e técnicos têm de enfrentar hoje de modo a estarem melhor preparados para poderem proteger e cuidar das crianças e jovens em “apuros”?

Isabel Simões Pinto, Presidente da CPCJ de Estarreja, afirma que “é verdade que estamos mais atentos ao desenvolvimento dos nossos filhos, dos nossos alunos… a todos os sinais, sintomas e experiências sociais e emocionais negativas que possam afetar o seu desenvolvimento global. Mas também é certo que, muitas vezes, não percebemos as angústias que acompanham pais, professores e técnicos, por não saberem como lidar com tais perturbações, com as novas formas de estar de uma nova “geração que não desliga”.” Para Isabel Simões Pinto, importa “assim, “ver por dentro…”, conhecer as diferentes perspetivas dos pais, dos professores, dos médicos, dos técnicos e das famílias, nestes diferentes contextos.” Reitera ainda que “só assim estaremos cada vez mais capazes e seremos melhores cuidadores e protetores das nossas crianças e jovens!”

Durante todo o dia e com um programa composto por seis painéis de discussão dar-se-á a conhecer as diferentes perspetivas dos pais, dos professores, dos médicos, dos técnicos e das famílias, nos diferentes contextos que podem afetar o desenvolvimento global das crianças e dos jovens.

A sessão de abertura do encontro, marcada para às 09h30, contará com intervenções de Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, de Isabel Simões Pinto, Presidente da CPCJ de Estarreja, e de Maria de Fátima Gonçalves, Equipa Técnica Regional do Centro da Comissão.

O painel “Sinto-me Triste na Idade da Alegria”, às 10h, terá a intervenção de Ivo Pinto, Psicólogo Clínico da equipa do centro de desenvolvimento PIN - Progresso Infantil.  Às 11h30, Luís Mesquita, Diretor da Escola de Segunda Oportunidade, apresenta o projeto “Escola de Segunda Oportunidade”, um exemplo de boas práticas no sistema educativo. Às 12h15, no painel “Dependência Online – O Poder das Tecnologias” será oradora Ivone Patrão, Psicóloga Clínica, Docente e Investigadora do ISPA e colaboradora do Núcleo de Utilização Problemática da Internet do Hospital Santa Maria.

Durante a tarde, às 14h30, o painel “Dislexia e Hiperatividade” terá como convidado o neuropediatra, Luís Borges. Às 15h15 será lançado o tema “Hipnoterapia na Infância com Cristina Infante Borges, Master e Doutorada em Hipnose Clínica pela Asociación Internacional de Hipnosis Clínica y Experimental. Já a fechar o I Encontro da CPCJ de Estarreja, às 16h15, Rosa Tomás, coordenadora de projetos na CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, dá a conhecer o programa “EDUC@REGIÃO AVEIRO” - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas, devendo proceder à inscrição prévia aqui

Programa completo.