Estarrejazz´19: esta semana arranca a segunda fase do Festival

No segundo fim de semana Estarrejazz’19, a cortina do Cine-Teatro de Estarreja sobe para receber mais três formações ímpares do jazz.

terça, 08 de outubro 2019


De 10 a 12 de outubro, as sonoridades do jazz continuam a fazer parte da banda sonora do CTE, no âmbito da 14.ª edição do Estarrejazz – Festival de Jazz de Estarreja.

Depois de “Moving” e “Subtractive Colors”, que se distinguiu como o melhor disco de Jazz do seu ano pela Jazzlogical, Desidério Lázaro presenteia os amantes do jazz com o seu mais recente trabalho “Homegrown”. O saxofonista é um dos nomes mais sólidos da nova geração de jazz português e em palco estará acompanhado por João Firmino (guitarra), Francisco Brito (contrabaixo e baixo elétrico) e Joel Silva (bateria). Para assistir dia 10, quinta-feira.

São vozes femininas do jazz. E juntam-se em palco para partilhar o amor pelo jazz e pelas canções que fizeram a sua história. Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton são “Elas e o Jazz”. No alinhamento do concerto do dia 11, sexta-feira, acompanhadas por um trio de luxo, com João Pedro Coelho no piano, Romeu Tristão no contrabaixo e André Sousa Machado na bateria, prometem recriar o universo dos musicais da Broadway e dos clubes de jazz numa narrativa musical contada a 3 vozes.

A festa não podia terminar sem a aguardada presença da Orquestra de Jazz de Estarreja. Surgida em 2012 como passo seguinte da vertente formativa do festival, a Orquestra de Jazz de Estarreja tem contracenado com importantes personalidades do panorama jazzístico e, este ano, convida Luís Portugal, o vocalista da banda mítica e ícone dos anos 80, Jafumega, que alcançou o topo das tabelas de vendas nacionais com temas como “Ribeira”, “Latin’America”, ou “Nó Cego”. Para ouvir dia 12.

Todos os concertos estão marcados para as 21h30, no Cine-Teatro de Estarreja.

São 13 anos de divulgação de jazz que já trouxe ao Estarrejazz nomes como Salvador Sobral, Mária João, Bernardo Sassetti, Mário Laginha, Bernardo Moreira, Carlos Bica, Jeff Davis, Mário Delgado, Perico Sambeat, Carlos Barretto e Carles Benavent, sem esquecer o cantor norte-americano Kurt Elling.