Cultura chinesa: um espetáculo de Artes Marciais com a Dança do Leão dirigido aos alunos estarrejenses

463 alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade da rede escolar pública do concelho, que frequentam o Ensino de Mandarim, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura chinesa através do espetáculo de artes marciais “O Charme do Kung-FU”. A iniciativa terá lugar esta quinta-feira, dia 17, às 13h45, no Cine-Teatro de Estarreja (CTE).

quinta, 17 de outubro 2019

O Grupo de Estudantes da Universidade de Desporto de Pequim trazem ao palco do CTE diferentes artes marciais chinesas num espetáculo repleto de movimento, som e luz. E não faltarão as danças tradicionais chinesas, como a Dança do Leão e a Dança com várias armas.

O vereador da Educação, João Alegria, salienta que este projeto tem dado a oportunidade de aos alunos interagirem com “a comunidade chinesa, que através da língua ultrapassam as barreiras da comunicação e se sentem mais integrados na comunidade estarrejense. É estimulante observar as conversações entre os nossos jovens e as pessoas de cultura e língua chinesa.”

O Projeto “Ensino de Chinês no ensino básico”, que teve início no ano letivo passado, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Estarreja, a Universidade de Aveiro, através do seu Instituto Confúcio, e os dois Agrupamentos de Escolas do concelho, e tem como principais objetivos a aprendizagem de Mandarim (enquanto língua-padrão do povo chinês) e o conhecimento da Cultura Chinesa.

Fruto do projeto iniciado no ano anterior, o mandarim foi proposto como mais uma opção de língua estrangeira para os alunos do 10.º ano do ensino secundário, através da lecionação por uma professora nativa, que brevemente será colocada pelo Ministério da Educação.

O autarca refere ainda que “o Município de Estarreja se orgulha deste caminho intercultural e de abertura ao mundo, contribuindo para que os nossos jovens estejam cada vez mais bem preparados, pelo conhecimento, para enfrentar um mundo cada vez mais global.”