Primeiro dia do “Fora da Estante” marcado pela inauguração de dois novos espaços

Arrancou ontem o “Fora de Estante” que se prolonga até ao próximo sábado. O primeiro dia do evento fica marcado pela inauguração de dois novos espaços na Biblioteca Municipal: um de oficinas criativas, “Espaço Maker”, e outro destinado a jogos “Espaço Gaming”, dirigido a miúdos e a graúdos.

quinta, 07 de novembro 2019

Arrancou ontem o “Fora de Estante” que se prolonga até ao próximo sábado. O primeiro dia do evento ficou marcado pela inauguração de dois novos espaços na Biblioteca Municipal: um de oficinas criativas, “Espaço Maker”, e outro destinado a jogos “Espaço Gaming”, dirigidos a miúdos e a graúdos.

Dois novos espaços para um Biblioteca ainda mais multifacetada

E foi na abertura desta iniciativa que Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura, salientou que se pretende que o “Espaço Maker” seja “um local de estímulo à criatividade, de reutilização e de experimentação combinado com as novas tecnologias, aberto a toda a comunidade, porque afinal a Biblioteca é um lugar onde cabe toda a gente”. Para a vereadora da Cultura, inovar é a palavra de ordem. “Todos são desafiados a pôr as mãos à obra e criar, reutilizar, fazer, persistir.” Equipado com máquina de costura, caneta 3D, ferramentas e materiais diversos, o “Espaço Maker” promete estar em constante construção e atualização procurando responder às necessidades dos utilizadores.

Já no “Espaço Gaming”, Isabel Simões Pinto referiu que “a aventura e, essencialmente, a aprendizagem vão marcar este novo espaço da Biblioteca.”

Perante uma audiência com alunos da Escola Secundária de Estarreja e utentes da Associação Humanitária de Salreu, a autarca frisou “a importância da evolução das Bibliotecas no acompanhamento dos novos tipos de conhecimento, sendo um motor para a aprendizagem e para a descoberta.”

Uma Biblioteca. Várias artes. Para si. Para todos.

É inclusiva, disruptiva, dinâmica, tecnológica. A Biblioteca Municipal é um espaço de democratização de acesso à cultura e ao conhecimento em todas as suas dimensões. Da cultura à informação, da educação ao entretenimento, é essencialmente um local onde coabitam vários saberes sem limites de idades.

Com apenas 15 anos, Joana Valente pensa que “estes projetos tão inovadores incentivam os mais jovens a frequentarem as Bibliotecas que tomam como espaços pouco interessantes.” A aluna do 10.º ano da Escola Secundária de Estarreja ficou impressionada com o “Espaço Maker”, porque “sou uma amante das artes plásticas e aqui sei que terei a oportunidade única de criar e de experimentar sem limitações.”

“Esta articulação com todas as áreas de conhecimento e as artes é excecional, sobretudo porque permite à comunidade usufruir destes espaços nas suas diferentes atuações”, destacou a docente Manuela Afonso.

Uma participante frequente das atividades da Biblioteca, Maria Elisa Ferreira, de 85 anos, disse que “é tão bom participar nestas ações. Por exemplo, hoje temos imenso tecido e outras coisas para fazermos os trabalhos manuais de que tanto gostamos.”
“Estas ideias são um encanto para nós”, exclamou Maria Elisa Ferreira, de 83 anos. “Nunca pensei manusear um pequeno tear, um equipamento que desconhecia, e consegui tecer camisolas para ilustrar a história dos “Três Porquinhos”. “Quando venho cá sinto que não paro e que realmente não há idade para aprender”, frisou a utente da Associação Humanitária de Salreu.

1.ª edição do Fora da Estante já começou

Durante quatro dias, o “planeta Biblioteca” tem super-heróis na 1.ª edição do “Fora da Estante”, dedicada à Cultura Pop. Mercado Pop (feira de livro), workshops, conversas, animação e exposição são mais bons motivos para visitar a Biblioteca Municipal de Estarreja durante estes dias.

Quarta-feira a sábado, 6 a 9 de novembro
Mercado Pop InGame

Quarta e quinta-feira, 6 e 7 de novembro – público escolar
Visitas guiadas à exposição “Cenas Pop”
Workshop Pintura em Película, pelo Cine-Clube de Avanca - alunos do 3º ciclo e secundário

Quarta-feira, 6 de novembro
10h30 Inauguração do Espaço Gaming e do Espaço Maker

Sexta-feira, 8 de novembro
17h30 Inauguração da Exposição “Cenas Pop” (patente até 30 novembro)
18h00 Oficina de escrita/ edição de BD, com Diogo Carvalho – público em geral
21h00 Exibição de curtas-metragens e tertúlia com os autores
“Porque é este o meu ofício”, de Paulo Monteiro
“Sleepwalk", de Filipe Melo, premiado pelos prémios Sophia 2019
“Antes que a noite venha - Falas de Antígona”, de Joaquim Pavão
“Sendas”, de Raquel Felgueiras
Cine Clube de Avanca

Sábado, 9 novembro
Café de boas vindas
10h “Mescla de Cenas Pop”
Diogo Carvalho – moderador
- “A Banda Desenhada na perspetiva de autor e editor”
André Morgado (autor e proprietário da editora Bicho
- “Videojogos e aprendizagem: o papel das bibliotecas”
Carlos Pinheiro
- “A Experiência da Bedeteca de Beja”
Paulo Monteiro
- “Qual o poder dos super-heróis na vida das crianças?”
Mónica Gaspar

Os super-heróis para além de fazerem uso de superpoderes trazem um legado de inspiração e coragem. Vamos falar dos aspetos, influências e valores positivos que estes heróis podem trazer para a vida das crianças e jovens.

12h30 Almoço livre

14h00 Workshops (inscrições limitadas)
- Jogos e gamificação na biblioteca: como e porquê, com Carlos Pinheiro
- Pintura em Película, pelo Cine Clube de Avanca