ADICO e Bondalti premiadas na 6.ª edição dos Litoral Awards

Esta iniciativa premeia o que de melhor se faz na região litoral do Baixo-Vouga.

terça, 12 de novembro 2019

Foi no passado sábado, dia 9, que o Teatro Aveirense recebeu mais uma edição da Gala Litoral Awards, uma iniciativa que distingue o mérito e a excelência de marcas e personalidades da região litoral do Baixo-Vouga.

Com sede em Avanca, a marca ADICO arrecadou o prémio “Marca”. A fábrica de móveis de ferro fundada por Adelino Dias da Costa, em 1920, viu reconhecido o seu mais icónico produto, a “Cadeira Portuguesa”, também conhecida por “5008”, o seu número de referência. A marca ADICO, tem desenvolvido novas linhas de cadeiras para o interior e esplanadas e já possui projetos em países como Alemanha, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Suécia, Holanda e México. Isabel Simões Pinto, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, entregou o galardão às cinco sócias da empresa: Adelina, Assunção, Lúcia, Teresa e Ana Dias Costa.

Na categoria “Prestígio Empresarial”, a premiada foi a empresa “Bondalti”, a maior produtora portuguesa no setor da química industrial que ocupa o primeiro lugar em vendas de Anilina na Europa e é a segunda maior produtora ibérica de cloro.   Com sede em Estarreja, faz parte do Grupo José de Mello e tem mais de 150 anos de existência. Emprega mais de 200 colaboradores em Portugal e mais de 70 em Espanha. Em 2018, a Bondalti registou proveitos operacionais na ordem dos 337 milhões de euros. O Litoral Award foi entregue pela mão do presidente do Conselho de Administração da OLI, António Oliveira, ao diretor geral da Bondalti, Mário Jorge Pinho.

Organizada pela revista Litoral Magazine, a Gala Litoral Awards contou com um núcleo conselheiro, constituído por doze ilustres personalidades, de onde saíram treze premiados nas categorias “Revelação”, “Desporto”, “Investigação”, “Marca”, “Empreendedorismo”, “Cultura”, “Desenvolvimento”, “Turismo”, “Carreira”, “Empresa do ano”, “Prestígio Empresarial”, “Mérito e Excelência” e “Homenagem”.