Estarreja irá avaliar o “Impacto dos Programas de Empreendedorismo nos Jovens”

O Município de Estarreja, em colaboração com vários parceiros europeus, desenvolveu uma ferramenta que irá permitir avaliar o impacto dos programas de empreendedorismo nos jovens. Esta ferramenta inovadora foi apresentada nas 37.ª Jornadas de Políticas Locais de Juventude, que decorreram em Barcelona, no passado mês de outubro.

quinta, 14 de novembro 2019

O projeto “Impacto dos programas de empreendedorismo na aquisição de competências dos jovens empreendedores” é uma parceria estratégica com diferentes entidades como a Asociación Jóvenes Solidarios (Espanha), a Akademia Humanistyczno – Ekonomiczna w Łodzi (Polónia), a Câmara Municipal de Estarreja (Portugal), a Bridging to the Future (Reino Unido) e a Oficina del Pla Jove de la Diputació de Barcelona (Catalunha), financiado pelo programa Erasmus+.

Esta ferramenta baseia-se no EntreComp – The Entrepreneurship Competence Framework, publicado em 2016 pela Comissão Europeia, e define o empreendedorismo como “uma competência transversal, que se aplica a todas as esferas da vida: desde a promoção do desenvolvimento pessoal, à participação ativa na sociedade, à (re)inserção no mercado de trabalho como trabalhador por conta de outrem ou por conta própria, e também à criação de negócios (culturais, sociais ou comerciais)”.

O resultado do projeto é um teste interativo com 55 itens para autoavaliação das seguintes competências propostas pelo EntreComp: “Iniciativa”, “Motivação” e “Reconhecendo Oportunidades”.

Ainda durante as Jornadas, o Município de Estarreja apresentou o Programa de Empreendedorismo Jovem TOP, perante mais de 300 jovens das escolas da região de Barcelona e 150 profissionais de juventude e educadores. Foi dado a conhecer este programa de empreendedorismo jovem, que pretende fomentar competências empreendedoras nos jovens, promovendo o seu crescimento pessoal e potenciando a capacidade criativa, desenvolvido pelos Municípios de Estarreja e Vagos, no âmbito do projeto europeu Youth Inclusive Entrepreneurship Lab, financiado pelo programa Erasmus + Juventude em Ação.

Foram ainda realizados dois workshops, para que os jovens e profissionais presentes tivessem a oportunidade de experimentar a metodologia utilizada nos TOP Campus.