Exercício nacional: A Terra "vai tremer" nas escolas de Estarreja

Câmara Municipal marca iniciativa com simulacro em diversas escolas do concelho.

quinta, 14 de novembro 2019

Amanhã, sexta-feira, pelas 11h15, a Terra “vai tremer” em diversas escolas do concelho de Estarreja. Não se assuste! É só para o Exercício Público, de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, uma medida prevista na Estratégia Nacional de Proteção Civil Preventiva.

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Estarreja leva a 1350 alunos do concelho a iniciativa de âmbito nacional “A TERRA TREME”, destinada à aprendizagem e treino das medidas de autoproteção em caso de evento sísmico. Pretende-se, com esta iniciativa, que tem a duração de um minuto, capacitar os estudantes para saber como agir em caso de sismo - Antes, Durante e Depois - e ainda dar a conhecer e praticar os 3 gestos Baixar, Proteger, Aguardar, que são a melhor resposta para se protegerem em caso de sismo. A adoção destes comportamentos pode salvar vidas.

Este ano, o exercício de simulação da ocorrência de um sismo e a partilha das respetivas medidas de autoproteção, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), chega aos alunos do Centro Escolar de Salreu, da Escola Padre Donaciano Abreu Freire, da Associação Humanitária de Salreu, do Jardim Escola João de Deus, da EBI (Integrada) de Pardilhó e da Escola Básica da Congosta.

Todos devem participar!

Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem. E para que possamos acompanhar os participantes em todo o país, convidamos para que façam o seu registo na zona dedicada deste site.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?

Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, e organize-se, à sua casa e família em 7 passos essenciais. Divulgue esta iniciativa junto da sua família, dos seus amigos e colegas de trabalho. Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!