Autarquia melhora condições de acesso à empresa CIRES

Esta empreitada vem melhorar substancialmente os acessos à fábrica de veículos ligeiros, pesados e de socorro.

quarta, 04 de dezembro 2019

A Câmara Municipal de Estarreja inaugurou na passada quinta-feira, dia 30, a obra de alargamento e beneficiação da rua de acesso à Companhia Industrial de Resinas - CIRES, Lda., na freguesia de Beduído e Veiros, na convergência com a EN109. Com um investimento municipal de 150 897,84 €, esta empreitada vem melhorar substancialmente os acessos à fábrica de veículos ligeiros, pesados e de socorro.

Diamantino Sabina, presidente da autarquia, salientou durante a inauguração que estas melhorias das condições de circulação e de segurança “têm um enorme significado atendendo aos anos que os trabalhadores da CIRES esperaram para terem acessos de qualidade para chegar à empresa.” Frisou ainda que não foram os únicos que tiveram de esperar para terem condições de acessibilidade à fábrica, pois muitos camiões pesados, que entram e saem diariamente da fábrica, há muito esperavam por este dia.”

Partilhando a mesma opinião do autarca, Pedro Gonçalves, diretor industrial da CIRES, destacou a importância da obra “há muito aguardada e que vem melhorar bastante à acessibilidade à empresa.” O representante da CIRES enalteceu a urgência da obra visto que “só de expedição, saem daqui 200 mil toneladas por ano em camião cisterna e normal.” A obra veio ainda responder a preocupações relacionadas com os casos de emergência. “A proibição de estacionamento em toda esta via de acesso permite, em caso de socorro, ter um acesso livre às instalações da CIRES”, acrescentou o responsável fabril.

O pavimento antigo, de pequena largura e em calçada de paralelepípedo (cubo granítico), obrigava os veículos pesados a circular com dificuldade e a velocidade reduzida nas passagens em sentido contrário. A empreitada permitiu ainda alargar a faixa de rodagem para 7 metros e a materialização de bermas, tornando-as transitáveis por peões.

A obra integrou também a execução da rede de drenagem de águas pluviais. Recentemente, a rua foi intervencionada com vista à colocação de uma conduta de abastecimento de água por parte da AdRA, tendo a Câmara Municipal de Estarreja promovido a construção em simultâneo do coletor nascente de águas pluviais e respetivas infraestruturas.

Está ainda prevista a beneficiação parcial do pavimento do arruamento a poente da entrada da empresa e a reposição do pavimento depois da execução da rede de águas pluviais até à confluência com o terreno da CUF.