Faz parte da mudança! Estão abertas as candidaturas ao Conselho Nacional de Crianças e Jovens

As candidaturas decorrem até ao próximo dia 20 de janeiro. Informa-te como podes participar na tua escola.

terça, 17 de dezembro 2019


As candidaturas decorrem até ao próximo dia 20 de janeiro. Informa-te como podes participar na tua escola.Portugal terá um Conselho Nacional de Crianças e Jovens (CNCJ), um órgão para pensar programas específicos e, no qual, os menores vão participar através de representantes de todos os distritos do país. O objetivo é permitir que todas as crianças e jovens residentes em território nacional, com idades entre os 8 e 17 anos, possam participar na construção de políticas para a infância.

Este programa, criado pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) e apoiado a pelo PO ISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, promove o direito à participação, plasmado no artigo 12.º da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC).

O processo de candidaturas, que decorre até 20 de janeiro de 2020, corresponde à construção de um conselho permanente de consulta, denominado Conselho Nacional de Crianças e Jovens, cuja ação deverá ter impacto nas políticas públicas e transformação social.

O CNCJ pretende dar voz às experiências, preocupações, necessidades e expectativas das crianças e jovens e desempenhará um papel importante no estabelecimento de pontes com as suas comunidades locais. 

Os seus principais objetivos são promover o acesso a crianças e jovens a novos espaços de participação social e política; desenvolver nas crianças e jovens competências comunicacionais, de relacionamento interpessoal e de reflexão crítica; proporcionar o diálogo entre as crianças e jovens e decisores políticos; formar e sensibilizar os/as participantes relativamente às temáticas tratadas na CNPDPCJ, nomeadamente os Direitos da Criança; e ainda promover o intercâmbio de experiências entre as crianças e jovens de diversos pontos do país.

Começa agora a aventura da participação!

A participação das crianças e jovens é essencial para a transformação da sociedade. Se queres que a tua voz seja ouvida, candidata-te ao Conselho Nacional de Crianças e Jovens e faz parte da mudança!

O que é preciso para participar?
1.    Ter entre 8 e 17 anos no dia 20 de janeiro de 2020.
2.    Preencher os formulários e assinar as declarações de candidatura.
3.    Obter o consentimento e assinatura do/a Encarregado/a de Educação.
4.    Preparar uma “Proposta para transformar a Sociedade”.
5.    Submeter a tua candidatura.

Informa-te junto dos professores na tua Escola, porque eles têm todos os documentos de que precisas.

Também podes visitar o site www.cnpdpcj.gov.pt para saber como fazer parte desta iniciativa ou ainda consultar o Dossier de Candidatura.