A Fantasia que abre o pano do Carnaval de Estarreja

Programa começa com propostas para o público em geral

sábado, 28 de dezembro 2019

Ainda o novo ano não chegou e os preparativos para o “Teatro a Céu Aberto” já decorrem nas suas várias frentes. Não há como evitar ou não estivéssemos a falar de um dos principais eventos do Município de Estarreja, que mais participantes da comunidade envolve, e de um dos principais carnavais portugueses. O primeiro ato acontece já a partir de 18 de janeiro, com o Carnaval da Fantasia - workshops de samba, oficinas de construção de máscaras e visitas às sedes dos grupos carnavalescos. O objetivo é que qualquer pessoa possa estar na primeira fila do Carnaval de Estarreja!

Se por um lado os grupos desenvolvem os seus projetos nas suas sedes para garantir o melhor espetáculo de Carnaval, por outro a programação dos festejos já começa a ser conhecida. Antes dos grandes desfiles e espetáculos que fazem o programa nuclear (14 a 25 de fevereiro de 2020), há uma programação própria: o Carnaval da Fantasia, que tem início a 18 de janeiro, com uma oficina de samba no pé, aberta a quem queira aprender a sambar para arrasar nos bailes dos dias de Carnaval. Nos dois sábados seguintes (25 de janeiro e 1 de fevereiro), volta o Samba Fitness, que alia exercício físico aos ritmos quentes do Brasil, com a participação das escolas de samba.

Para os mais foliões, a oficina de construção de máscaras acontece a 8 e 15 de fevereiro, uma sugestão muito interessante também para as famílias que queiram passar uma tarde divertida e criar a sua máscara personalizada. No fim de semana de 7, 8 e 9 do mês da folia, a Fábrica da Fantasia abre as portas para que os mais curiosos possam perceber como é feito o Carnaval. Figurinos, alegorias, músicas e coreografias são criados pelos elementos das 5 escolas de samba e 7 grupos de folia numa verdadeira máquina criativa que não para de trabalhar. Bastidores que pode ficar a conhecer nestes dias.

Em pleno mês da folia (16, 21, 23 e 25 de fevereiro) poderá dirigir-se ao Camarim da Fantasia, no Sítio do Carnaval. Este é um espaço de caracterização onde os visitantes podem criar um adereço, fazer uma pintura ou inventar partidas…

Com o Carnaval da Fantasia, a Câmara Municipal e a Associação do Carnaval pretendem chamar o público em geral a visitar e experimentar, ou seja, a divertir-se e a viver de perto este evento centenário.

A foliar desde 1897, o Carnaval de Estarreja apresenta-se hoje mais estruturado, melhor organizado e com um espetáculo único, fruto da requalificação do evento iniciada em 2018 e que trouxe significativas mudanças ao nível das condições de acolhimento de públicos, de visualização do espetáculo e de experiência para visitantes. E, ouro sobre azul, num ambiente seguro, uma vez que o entrudo estarrejense tem decorrido sem quaisquer incidentes.

Carnaval da Fantasia - programa

OFICINA DE “SAMBA NO PÉ”
18 janeiro
Não importa a idade, nem se tem jeito para dançar. Esta atividade é dirigida a todos os que queiram aprender a sambar e arrasar no Carnaval.

Inscrições online https://forms.gle/4yG6jio1hd9kHwFs5

WORKSHOP “SAMBA FITNESS”
Local: Ciclo Criativo
25 janeiro e 1 fevereiro | 14h00
Na terra do Carnaval, junte-se às escolas de samba e venha melhorar a sua condição física ao ritmo dos sons quentes do Brasil.

Inscrições online https://forms.gle/1es1ciMJaXtvNAnV8

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE MÁSCARAS
Local: Biblioteca e Multiusos
8 e 15 fevereiro, 14h00
Participe e crie uma máscara para utilizar como adorno ou como peça decorativa no Carnaval. Poderá ser trabalhada com várias técnicas moldada, reciclada ou desenhada e pintada. A única coisa que não pode faltar é a sua imaginação.

Inscrições online https://forms.gle/Vy7NJCyDx8ubaQGu5

FÁBRICA DA FANTASIA
Ponto de Encontro: Sítio do Carnaval (Parque do Antuã - junto ao Guarda-rios de Bordalo II)
7, 8 e 9 de fevereiro, sexta, sábado e domingo / 21h00 – 00h00 (sexta-feira) e 14h00-16h30
Como é feito o Carnaval? As sedes dos grupos de folia e das escolas de samba são a Fábrica da Fantasia. A visita às sedes revela o processo de trabalho desenvolvido pelos grupos… O participante pode experimentar e viver de perto o ritmo e a emoção do que é fazer e construir o Carnaval.

Inscrições online https://forms.gle/oSDZk64HKHiieKgL8

CAMARIM DA FANTASIA
Local: Sítio do Carnaval
16, 21, 23 e 25 fevereiro

Chegou a Estarreja sem uma máscara, um adereço ou uma pintura? Não tem desculpa! Nós temos a solução para que se transforme num verdadeiro folião. Entre neste camarim onde pode alterar a sua roupa, caraterizar-se ou inventar partidas. Em família, ainda é mais divertido!