Investimento em curso de 3,1 milhões € criará mais lotes para novas empresas

O Eco Parque Empresarial continua a crescer

segunda, 30 de dezembro 2019

O grande volume de obras será bem visível no novo ano, mas a empreitada de “Expansão do Eco Parque Empresarial de Estarreja - Fase 3” já está no terreno. Este crescimento para norte vai permitir a infraestruturação de uma zona de 100 hectares, disponibilizando 22 novos lotes para a instalação de mais empresas. A obra tem um prazo de execução de 1 ano.

O investimento é de 3,1 milhões€ (recorde-se que o valor base do concurso público foi de 4,7 milhões€). A empreitada será cofinanciada pelos fundos comunitários do Portugal 2020, em cerca de 2 milhões€, sendo o restante suportado pela Câmara Municipal de Estarreja.

A empreitada inclui a criação de infraestruturas básicas (rede viária, redes de água potável e bruta, saneamento, águas pluviais, iluminação pública, rede de gás e telecomunicações); de estruturas viárias (estacionamento público, passeios, corredor de bombeiros); de espaços verdes e de atividades económicas; e vai responder à elevada procura por parte dos investidores.

Dá-se um novo salto de desenvolvimento, após a estabilização da 1.ª fase (parte sul) e da 2.ª fase, que envolveu a construção do Centro de Negócios e prolongamento do acesso principal (Avenida do Pacopar).

O objetivo é consolidar novos polos industriais e assim captar mais investidores para a região.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, a expansão vai permitir “a instalação de novas empresas, o aumento da atratividade para investidores locais, nacionais e internacionais, e a afirmação deste complexo como um importante motor da economia local”.

“O investimento decorre do sucesso da estratégia municipal, que levou ao vertiginoso crescimento deste espaço de acolhimento empresarial. Precisamos de crescer e para crescer, precisamos de terrenos, construir e expandir para novas frentes e infraestruturar”. Nesse sentido, “o município tem vindo a encetar, desde há anos, um enorme esforço na aquisição de prédios nesta zona industrial, tendo em vista a consolidação de polos destinados à constituição de loteamentos industriais, de modo a possibilitar a atração de investimentos e potenciar o emprego e o desenvolvimento económico-social de Estarreja”.

Neste momento funcionam no Eco Parque 26 empresas, que dão trabalho a 1342 pessoas.