“Recordar é viver!”: exposição mostra a gastronomia local e conta a sua história

Este sábado, dia 18, às 10h00, no átrio do Paços do Concelho, é inaugurada a exposição “Rótulos de Produtos Alimentares de Estarreja” que integra diversos produtos com identidade e história do concelho de Estarreja, propriedade de Marco Pereira.

quinta, 16 de janeiro 2020


«Rótulos, folhetos, notícias de jornal, cartões de visita, calendários de bolso, enfim tudo o que são papéis esquecidos e aparentemente sem valor, mas que podem mostrar uma boa parte do que a gastronomia local tem para oferecer e ajudar a contar a sua história”, explica o historiador.

São muitos os exemplares que os visitantes poderão encontrar e recordar. O curador da exposição Marco Pereira salienta as “embalagens da Nestlé com a marca Pensal (nome do lugar em Avanca onde a fábrica se instalou) e rótulos de queijo e manteiga da Laclé, fábrica de lacticínios também de Avanca e já extinta. Há muito mais para (re)descobrir como “a garrafa do pirolito (a gasosa que os mais velhos conheceram) e uma garrafa rotulada mais recente (décadas de 1940-1950) da laranjada "Santa Luzia", de Veiros.”

Outro produto é o café "Pinho", com a “embalagem de plástico em que este café era comercializado até ao fim dos anos 70, entretanto substituída pela marca "Flor de Beduído". Estes são apenas alguns dos exemplos presentes na exposição, que integra empresas, marcas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, uns extintos e outros ainda existentes, mas todos ligados ao setor alimentar.

A inauguração integra o programa do 1.º Capítulo da Confraria Gastronómica de Santo Amaro, de Estarreja. A coletividade está a completar o seu primeiro ano de atividade e evoca a velha feira de Santo Amaro – fundada em 1662 e que teve durante séculos a maior parte dos “restaurantes” que sucessivas gerações de estarrejenses conheceram.

Para visitar até ao próximo dia 31 de janeiro.