Dia Internacional da Proteção Civil

Data é assinalada esta segunda-feira com salvamento aquático na Ribeira d'Aldeia

O cidadão é o primeiro agente de proteção civil. Este é uma das mensagens deste dia.

domingo, 01 de março 2020

Hoje assinala-se o Dia Internacional de Proteção Civil (1 de março) com o tema “Civil Defence and First Aider in every Home”, com o qual se pretende dar destaque ao cidadão enquanto primeiro agente de proteção civil, um dos lemas mais gratos do sistema de proteção civil e cada vez mais pertinente, face à necessidade de promover a resiliência de todos face ao crescente número de eventos extremos, potenciados pelas alterações climáticas e pela transformação da vida em sociedade.

Este dia pretende assim ser uma celebração de alcance nacional e internacional, em que se assinala o empenhamento dedicado e valoroso de todos aqueles que trabalham em prol da segurança dos seus concidadãos, na sua defesa face a situações de risco coletivo, protegendo as suas vidas, os seus bens, o património cultural e ambiental.

A comemoração da data tem também como propósito sensibilizar para a relevância da proteção civil, promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes, próprias das sociedades mais desenvolvidas.

Dia é celebrado com demonstração de salvamento aquático

Em Estarreja o Dia Internacional da Proteção Civil é assinalado esta segunda-feira, 2 de março, na Ribeira d'Aldeia, em Pardilhó, a partir das 11h e até à 12h, com a demonstração de um salvamento aquático. A atividade promovida pela Câmara Municipal de Estarreja, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Estarreja, faz parte da oferta educativa do Plano Municipal de Educação.