Apresentação do CLDS 4G – PISTA

Sessão pública esta quinta-feira, dia 5, pelas 17h00, nos Paços do Concelho

quarta, 04 de março 2020


Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 4G), promovidos pelo Instituto da Segurança Social, I.P. na qualidade de Organismo Intermédio e financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE), têm como objetivo promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social num determinado território, mobilizando para o efeito diferentes agentes e  recursos localmente disponíveis, constituindo‐se como um instrumento de  combate à exclusão social.

O Município de Estarreja foi convidado a promover esta tipologia de operação, tendo escolhido o Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó como Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP) e Entidade  Local Executora das Ações (ELEA). 

Estarreja viu a sua candidatura aprovada à 4.ª geração deste programa, regulamentada pela Portaria n.º 229/2018 de 14 de agosto. Assim nasce o PISTA - Projeto de Intervenção Social das Terras do Antuã, que irá dinamizar ações integradas no Eixo 2: intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil. 

O CLDS 4G - PISTA teve início em setembro de 2019, com candidatura aprovada em janeiro de 2020, contemplando um orçamento total de 340 709,69 € e duração de 36 meses. 

Nesta sessão pública estarão presentes:

- Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja
- Fernando Mendonça, Diretor de Segurança Social do Centro Distrital de Aveiro, do Instituto da Segurança Social, I. P.
- Manuel Filipe Coelho, Presidente da Direção do Centro Paroquial de Assistência à Freguesia de Pardilhó