35.º Grande Prémio de Atletismo de Estarreja

sábado, 07 de março 2020

A Cidade de Estarreja recebe este domingo, dia 8, a 35.ª edição do Grande Prémio de Atletismo, prova de referência no panorama regional e nacional, com provas de estrada para todas as idades e géneros e uma caminhada solidária. O Centro Recreativo de Estarreja organiza o evento em parceria com o Município de Estarreja.

Este ano o destaque vai para o valor do prize money, que ronda os 4.000 euros, sendo o mais elevado da última década, com o intuito de alavancar a qualidade da competição e atrair os melhores atletas nacionais.

Mantém-se a aposta nos escalões mais jovens, onde são esperados 400 atletas (benjamins a juvenis), e a prova rainha “10 km” promete atrair grandes atletas, numa mescla de competição e lazer.

Haverá um novo trajeto, com saída da avenida do Parque Municipal do Antuã, em direção à parte verde da Cidade, cruzando-se com as magníficas paisagens do vale do Rio Antuã e terminando no centro urbano.

Como já é tradição, a caminhada solidária (5,5km) terá novamente o apoio do PACOPAR - Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável de Estarreja, revertendo a verba resultante das inscrições para os Bombeiros Voluntários de Estarreja.

As provas começam às 9h30 com o escalão de benjamins e a última partida está marcada para as 11h onde juniores, seniores e veteranos irão medir forças ao longo dos 10km. Entre provas e caminhada são esperados mais de 1000 participantes.

António Pinto é o padrinho desta edição

É um dos melhores maratonistas de sempre e será o padrinho da edição de 2020 do Grande Prémio de Estarreja. António Pinto estará em Estarreja no próximo domingo. O atleta venceu a Maratona de Londres em 1992, 1997 e 2000, a Maratona de Berlim em 1994 e a final dos 10 000 metros no Campeonato da Europa de Atletismo de 1998 em Budapeste. O seu recorde pessoal na maratona é de 2:06:36, que permanece recorde português e europeu. Competiu em quatro Olimpíadas consecutivas, de 1988 a 2000. Terminou seis maratonas com tempos inferiores a 2:09:00. Retirou-se das competições em 2002.