Centro de Saúde de Estarreja: alteração provisória do horário da consulta de atendimento complementar

Medida tomada pelo ACES Baixo Vouga devido ao surto COVID-19

Quinta, 26 de Março 2020


Tendo em conta a situação epidemiológica atual provocada pelo coronavírus (COVID-19), o Centro de Saúde Estarreja sofrerá algumas adaptações ao seu funcionamento, com a alteração provisória ao horário da consulta complementar durante a semana e a previsão de abertura a curto prazo de uma Área dedicada a Covid (AdC). 

A Câmara Municipal de Estarreja foi ontem informada desta adaptação temporária do horário do Centro de Saúde de Estarreja, que passa a funcionar das 8h00 às 19h30, e é aplicada à semelhança do que já se fez noutros municípios, como Anadia, Oliveira do Bairro e Águeda. Esta medida entra em vigor esta quinta-feira, 26 de março, retomando-se o horário normal quando houver orientações nesse sentido por parte das Autoridades de Saúde.

Diariamente, entre segunda e sexta-feira, continuará a haver uma forte capacidade de resposta à doença aguda, entre as 08h00 e as 19h30, sendo certo também que a consulta programada foi por ora suspensa. Ao fim de semana a Consulta de Atendimento Complementar será garantida entre as 10h00 e as 18h00.

Uma das principais razões que fundamentam a decisão é a escassez de utentes neste serviço assistencial do Centro de Saúde durante o período noturno nos dias úteis (20h00-24h00), atendendo aos sérios alertas de isolamento social emanados pelas Autoridades de Saúde. 

Por outro lado, estando prevista para breve a abertura no Centro de Saúde de Estarreja de uma Área Dedicada a Covid-19 (AdC), específica para o atendimento de doentes suspeitos/ infetados, justifica-se a necessidade de libertar profissionais para esta nova atividade assistencial, reduzindo igualmente a carga de esforço dos profissionais de saúde.

Assim a partir desta quinta-feira:

- Nos dias úteis, as unidades funcionais do concelho, nomeadamente UCSP I Estarreja, USF Águas do Gonde e USF Terras do Antuã encontram-se em funcionamento das 08h00 às 19h30; 
- O atendimento complementar encerra provisoriamente das 20h00 às 24h00;
- Aos fins de semana e feriados o atendimento complementar funcionará no edifício do centro de saúde de Estarreja das 10h00 às 18h00.