COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 27/03/2020

sexta, 27 de março 2020

Situação epidemiológica no Município
. Total de casos confirmados 15
(13 em tratamento domiciliário e 2 em internamento)

- Foram diagnosticados 6 casos no Lar da Associação Vida Nova (5 funcionárias em tratamento em casa e 1 utente em internamento), dos quais 2 são pessoas residentes na Murtosa. A Câmara Municipal garantiu os testes de diagnóstico à COVID-19 que foram feitos hoje aos profissionais, e já requereu a realização de testes aos utentes, que tudo indica serão feitos amanhã. O Lar está confinado aos utentes e a uma equipa técnica de 8 pessoas.

- A Câmara Municipal continua a tomar diligências para garantir o bem-estar e saúde da população, respondendo ativamente perante a evolução do surto.

Mais medidas urgentes e excecionais da autarquia:

. está a organizar um espaço de retaguarda para doentes infetados, que ficará localizado no Ginásio da Escola Padre Donaciano, num trabalho em articulação com o Agrupamento de Escolas de Estarreja, e terá capacidade para 24 camas.

. está a preparar uma Bolsa Municipal de Voluntários Técnicos (médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar), que possam auxiliar as IPSS que se deparem com a falta de recursos humanos. Os profissionais que estiverem disponíveis já podem contactar os nossos serviços através do e-mail blve@cm-estarreja.pt.

- O Serviço Municipal de Proteção Civil continua a reunir diariamente, recorrendo a meios digitais, para que as entidades municipais, de saúde, socorro e segurança adotem, de forma articulada, as necessárias medidas especiais de atuação, bem como medidas de prevenção, planeamento e informação.

- SOS VIVER + (www.cm-estarreja.pt/noticias/8228) é uma rede de apoio a pessoas idosas e grupos de risco que assegura a compra de bens de primeira necessidade, medicamentos e pagamento de faturas, sem que os Munícipes tenham que sair de casa. (o pedido deve ser feito por telemóvel: 910 433 416 ou e-mail: sosvivermais@cm-estarreja.pt);

+ medidas excecionais www.cm-estarreja.pt/Covid19_medidasEstarreja

Proteja os mais vulneráveis, em especial os cidadãos seniores em fase de isolamento.

O comportamento de cada um de nós é fundamental para combater esta pandemia. Contribua para transmitir a informação proveniente de fontes seguras e oficiais. Seja um agente de saúde pública.