COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 28/03/2020

sábado, 28 de março 2020

Situação epidemiológica no Município
(informação fornecida e atualizada diariamente pela Delegação de Saúde de Estarreja)
. Total de casos 17
(12 em tratamento domiciliário, 4 em internamento, 1 óbito)

É com grande pesar que o Município informa que registamos hoje a primeira vítima mortal da COVID-19 no concelho, um idoso de 82 anos que se encontrava hospitalizado. O Município endereça sentidos pêsames à família enlutada neste momento de consternação pela sua perda.

E mais uma vez, apela aos Estarrejenses para que cumpram as ordens das autoridades de saúde: recolhimento domiciliário, higienização das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento social. Fiquem em casa, protejam-se!

- De acordo com os dados fornecidos pela nossa Delegada de Saúde, no universo dos casos cá registados, a faixa etária dos 25 – 55 anos é a mais afetada. E do total de casos, 6 são referentes ao Lar da Associação Vida Nova, (5 funcionárias em tratamento em casa e 1 utente em internamento), dos quais dois são residentes na Murtosa.

- A Câmara Municipal continua a tomar diligências, a acompanhar a evolução do surto, em contacto permanente com a Delegada de Saúde, Segurança Social e demais entidades de proteção civil, socorro e segurança.

Mais medidas excecionais da autarquia:
???? Suspensa a venda itinerante realizada porta-a-porta, considerando que no Município de Estarreja existem estabelecimentos com capacidade de resposta para fazer face às necessidades da população e que, inclusivamente, se adaptaram ao estado de emergência, fazendo entregas ao domicílio.

???? As ações de desinfeção do espaço público já passaram por todas as freguesias, numa ação regular e concertada entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia que evidencia também um forte espírito de colaboração e interajuda, essencial neste momento, para que juntos consigamos derrotar este vírus. De realçar ainda a colaboração dos nossos Bombeiros que também nos auxiliam nesta operação.

???? Consulte todas as medidas www.cm-estarreja.pt/Covid19_medidasEstarreja

O comportamento de cada um de nós é fundamental para combater esta pandemia. Contribua para transmitir a informação de fontes seguras e oficiais. Seja um agente de saúde pública. Fique em casa.