COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 02/04/2020

quinta, 02 de abril 2020

Situação epidemiológica no Município (informação fornecida e atualizada diariamente pela Delegação de Saúde de Estarreja)

Vive-se um momento particularmente difícil no Lar Associação Vida Nova, em Pardilhó. Chegaram hoje os resultados dos testes realizados na terça-feira, tendo sido confirmados 26 casos de COVID-19, entre 35 testes realizados a utentes (23) e aos funcionários cujo resultado anterior tinha sido inconclusivo, o que eleva de forma muito marcada o número de casos positivos no Município de Estarreja.

. Total de casos 54 (2 óbitos)

Distribuição por freguesias:
Avanca – 2 infetados
Beduído e Veiros – 2 óbito e 9 infetados
Canelas e Fermelã – 2 infetados
Pardilhó – 36 infetados
Salreu – 3 infetados

Os 19 utentes agora confirmados estão estáveis, a maioria não tem sintomas e o seu estado não requer internamento. De acordo com as orientações das autoridades de saúde, os idosos vão permanecer no lar. Para além dos cuidados de isolamento que já estavam em prática, do acompanhamento por uma equipa médica e de enfermagem e do reforço de pessoal auxiliar, amanhã será descontaminado o espaço por uma empresa especializada e criadas zonas específicas COVID-19 e separados os utentes doentes e não doentes.

O Município continua a acompanhar esta situação de perto, tudo fazendo para continuar a defender os Estarrejenses e a Saúde da nossa população, seja pressionando, alertando, mas também com medidas concretas.

No âmbito do reforço de meios logísticos e outros, para auxílio às autoridades de saúde e socorro, está a ser preparado um Espaço de Acolhimento do Grupo de Reforço de Bombeiros, para o eventual acolhimento operacional e logístico dos meios de reforço, no Ginásio do Ciclo Criativo.

Para esta operação, o Município de Estarreja contou com o apoio do Exército Português, através do Regimento de Engenharia n.º 3, de Espinho, que esta manhã procedeu ao transporte, montagem e preparação de 30 camas individuais. (https://www.cm-estarreja.pt/noticias/8254)

. Consulte aqui todas as medidas extraordinárias adotadas pela Câmara Municipal de Estarreja para fazer face à pandemia da COVID-19 www.cm-estarreja.pt/Covid19_medidasEstarreja

O Município reforça o apelo aos Estarrejenses para que se mantenham em casa! Se tiverem que sair para trabalhar, reduzam ao máximo o contacto social e sigam as recomendações da DGS.

Seja um agente de saúde pública. Proteja-se a si e aos outros.