Câmara prepara unidade de retaguarda para utentes em isolamento profilático

sexta, 03 de abril 2020

Começa a tomar forma a unidade de retaguarda que está a ser preparada pela Câmara Municipal de Estarreja no Ginásio da Escola Padre Donaciano. A partir da próxima terça-feira, este espaço estará pronto a receber utentes de instituições em isolamento profilático, caso surja essa necessidade.

A área central de retaguarda ficará equipada com 24 quartos, separados por cortinas, apetrechados com camas hospitalares semi-articuladas e mesas de cabeceira, salvaguardando a privacidade de cada utente e garantindo as necessárias condições de conforto aos idosos. Para além da aquisição de mobiliário, a Câmara Municipal de Estarreja adquiriu ainda os colchões e a roupa de cama.

A autarquia procedeu à instalação das infraestruturas básicas, tais como de energia elétrica, climatização e sistema de higienização de mãos com lavatórios de pedal, instalação de lavandaria e zonas de apoio médico. Sublinha-se a solícita colaboração do Agrupamento de Escolas de Estarreja na cedência do espaço, num combate que exige a cooperação entre as entidades locais.

Criando-se mais uma resposta crucial nesta fase da pandemia COVID-19, esta medida está inserida no Plano de Contingência Geral para o universo dos lares em Estarreja. Para além deste equipamento, também o Hotel Tulip Inn disponibilizou a sua unidade hoteleira localizada na cidade de Estarreja, permitindo ampliar consideravelmente esta resposta. No conjunto, estes dois espaços irão disponibilizar 90 camas.