COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 05/04/2020

domingo, 05 de abril 2020


Situação epidemiológica no Município (fonte: Delegação de Saúde de Estarreja)
 
. Total de casos 67 (3 óbitos)
 
Distribuição por freguesias:
Avanca – 5 infetados
Beduído e Veiros – 2 óbitos e 13 infetados
Canelas e Fermelã – 3 infetados
Pardilhó – 1 óbito e 41 infetados
Salreu – 2 infetados
(De acordo com as informações da Delegação de Saúde, devido a ajustes no registo dos doentes tendo em conta a sua residência, regista-se menos um caso em Salreu. Relativamente a ontem, foram posicionados nas respetivas freguesias, os 3 casos que ontem ainda não tinham essa referência.)
 
- No dia de hoje, há a lamentar a terceira vítima mortal no nosso concelho, uma idosa do Lar Associação Vida Nova, que aos 93 anos e dado o seu estado já bastante fragilizado não resistiu à infeção do novo coronavírus. O Município de Estarreja endereça aos familiares sentidas condolências pela perda do seu ente querido. A freguesia de Pardilhó é a mais afetada pela COVID-19 no Município, estando a grande parte dos casos associados ao foco ocorrido no Lar Vida Nova. 
 
- Neste período extremamente difícil, chega a ser comovente a forma como também a comunidade se mobiliza para ajudar a combater este inimigo invisível. É importante dar conta desse esforço e empenho dos movimentos civis. O Município reconhece e agradece a ação destes Estarrejenses que desinteressadamente e com o único intuito de ajudar o próximo, se associam a esta luta. 
 
- O Rotary Club de Estarreja promoveu uma campanha de angariação de fundos para equipamentos de proteção individual e apoio em geral, direcionados aos lares de idosos do concelho. 
 
Os Estarrejenses responderam ao apelo e foram já entregues às IPSS, Bombeiros, Centro de Saúde de Estarreja e Hospital Visconde de Salreu, os seguintes materiais: 1800 luvas, 150 viseiras, 30 toalhas descartáveis, 80 toalhas de tecido, 100 sacos de congelação, 15 fardas de enfermagem, 60 máscaras FFP2, 600 aventais descartáveis e 30 litros de desinfetante. Amanhã serão entregues mais 1000 aventais descartáveis e 45 litros de desinfetante. O Rotary Club de Estarreja disponibilizou ainda o montante de 2 mil euros para a aquisição de testes à COVID-19.
 
- Porque nos deparamos com uma baixa reserva de sangue nas unidades hospitalares nacionais, haverá esta segunda-feira, uma colheita de sangue organizada pela Associação de Dadores de Sangue das Terras do Antuã (ADSTA), numa ação articulada com o Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST). 

A sessão está agendada para esta segunda-feira na sede da ADSTA, no centro de Estarreja, com início às 15h e até às 19h.
Ajude a dar vida a quem mais precisa. Seja também um herói!  
  

 

. Consulte aqui as medidas extraordinárias adotadas pela Câmara Municipal de Estarreja para fazer face à pandemia da COVID-19 www.cm-estarreja.pt/Covid19_medidasEstarreja
 
. Renovação do Estado de Emergência: O que muda? Encontra aqui toda a informação https://covid19estamoson.gov.pt/estado-de-emergencia-nacional/renovacao-do-estado-de-emergencia-o-que-muda/ 
 
 
Cuide de SI, Cuide de TODOS. Seja um Agente de Saúde Pública.