COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 06/04/2020

segunda, 06 de abril 2020

Situação epidemiológica no Município
(Dados facultados pela Delegação de Saúde de Estarreja)

. Total de casos 67 (dos quais 3 óbitos)

Distribuição por freguesias:
Avanca – 5 casos
Beduído e Veiros – 11 casos (dos quais 2 óbitos)
Canelas e Fermelã – 4 casos
Pardilhó – 44 casos (dos quais 1 óbito)
Salreu – 3 casos
(De acordo com a Delegação de Saúde, estes dados continuam a sofrer reajustamentos tendo em conta a residência dos doentes, o que resultou em transferências de processos entre freguesias do concelho e também entre concelhos do ACES Baixo Vouga.)

- Durante o fim de semana, realizaram-se 40 testes no Lar de Idosos do Centro Paroquial de Santa Marinha de Avanca, onde uma funcionária administrativa acusou infeção pelo novo coronavírus. Todos com resultado negativo.

A Câmara Municipal de Estarreja assumiu o pagamento desses testes, tal como já tinha feito anteriormente no Lar da Associação Vida Nova, de Pardilhó.

Agora com novos apoios, nomeadamente das empresas do Complexo Químico, e porque continua a não haver resposta do SNS, daremos continuidade à realização de testes a funcionários, antes da rotatividade das equipas de trabalho, no Centro Paroquial de Avanca e na Associação Humanitária de Salreu, e na quarta-feira, na Fundação do Conégo Filipe de Figueiredo.

- A freguesia de Pardilhó continua a ser a mais afetada pela COVID-19 no Município, estando a grande parte dos casos associados ao foco ocorrido no Lar da Associação Vida Nova.

- O Município reconhece e agradece o apoio de várias entidades civis que se têm mobilizado para contribuir para a contenção da pandemia.
No seguimento das suas políticas de responsabilidade social, tendo em vista neste caso o suporte à promoção da saúde da comunidade onde se inserem, as empresas do Complexo Químico de Estarreja - Air Liquide, AQP – Aliada Química de Portugal, Bondalti, CIRES e Dow Portugal – anunciaram um apoio de 38 mil euros destinados à realização de testes à COVID-19.

. Consulte aqui as medidas extraordinárias adotadas pela Câmara Municipal de Estarreja para fazer face à pandemia da COVID-19 www.cm-estarreja.pt/covid19, onde também disponibilizamos o Manual de Sobrevivência para dias de isolamento social, elaborado no âmbito do programa municipal Cuidar à Distância.

Travar a COVID-19 depende de todos nós. Seja um Agente de Saúde Pública.