Em marcha Plano de Testes à COVID-19 nos Lares do Concelho

terça, 07 de abril 2020

Está a ser promovido pelo Município de Estarreja um plano de testes à COVID-19 nos Lares do Concelho, com apoio financeiro das empresas do CQE – Complexo Químico de Estarreja (38 000€) e do Rotary Club de Estarreja (2 000€), também com algum apoio direto do CHBV – Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

Apesar do anúncio do Governo da disponibilização de testes na zona centro do país, a resposta do Sistema Nacional de Saúde tarda em chegar e para a Câmara Municipal de Estarreja não há tempo a perder. É necessário despistar o mais rápido possível por isso a autarquia tem assegurado a realização de testes à COVID-19 nas instituições com resposta social para a terceira idade.

A intenção é que nas próximas semanas seja testada a grande maioria, se não todo o universo de elementos dos lares do concelho, totalizando as 775 pessoas, entre 542 utentes e 233 funcionários, incluindo os colaboradores do serviço de apoio domiciliário que estão em contacto com idosos.

Numa região que desespera pela chegada de kits para recolha de amostras, Estarreja receberá hoje uma encomenda de zaragatoas que irá intensificar esta ação de despiste nos lares do concelho.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, “as notícias que falavam de testes para os Lares, não são claras e não vislumbramos a sua disponibilidade! Atendendo às suas idades avançadas, os utentes destas instituições são e estão vulneráveis. Precisamos de criar resiliência e não o conseguimos fazer se não os testarmos! Apesar das muitas dificuldades, em Estarreja não parámos! Vamos conseguir testar as pessoas que o necessitam!”

40 testes realizados no fim de semana em Avanca

Na última sexta-feira, atendendo à deteção de um caso positivo de infeção pelo novo coronavírus numa funcionária administrativa no Lar de Idosos do Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca, e tal como já tinha feito anteriormente no Lar da Associação Vida Nova, de Pardilhó, a Câmara Municipal garantiu a realização imediata, durante o fim de semana, de 40 testes na instituição de Avanca, cujos resultados conhecidos no domingo à noite, foram negativos.

A Autarquia dará continuidade à realização de testes a funcionários, antes da rotatividade das equipas de trabalho: hoje no Centro Paroquial de Avanca e na Associação Humanitária de Salreu, e amanhã na Fundação do Cónego Filipe de Figueiredo.

Ao longo desta semana decorrerão testes na Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, Associação da Quinta do Resende e Centro Paroquial e de Assistência da Freguesia de Pardilhó. Seguir-se-ão a Associação Filantrópica Veirense e o lar privado Estrela Confiante. É um processo que se fará de forma faseada até se atingir o número global definido.

Apoio das empresas e sociedade civil

Esta campanha teve um reforço financeiro determinante, nomeadamente das empresas do Complexo Químico de Estarreja - Air Liquide, AQP – Aliada Química de Portugal, Bondalti, CIRES e Dow Portugal -, num donativo que totaliza os 38 000€, e do Rotary Club de Estarreja que, no âmbito de uma campanha de angariação de fundos, disponibilizou 2 000€. O CHBV também irá avançar de imediato com um conjunto de testes de amostragem e despiste em alguns dos utentes do Lar do Centro Social e Paroquial Stª Marinha de Avanca.

O Município reconhece e agradece o apoio de várias entidades civis que se têm mobilizado e unido no combate contra este inimigo invisível.

Noutra frente de combate, a autarquia tem adquirido e, em fase de aquisição, materiais diversos e equipamentos de proteção, contribuindo de igual forma para responder às necessidades das entidades locais, nomeadamente as IPSS, Unidades de Saúde e Bombeiros Voluntários.