COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 08/04/2020

quarta, 08 de abril 2020

Situação epidemiológica no Município
(Dados facultados pela Delegação de Saúde de Estarreja)

. Total de casos 69 (dos quais 5 óbitos)
Distribuição por freguesias:
Avanca – 5 casos
Beduído e Veiros – 13 casos (dos quais 4 óbitos)
Canelas e Fermelã – 4 casos
Pardilhó – 44 casos (dos quais 1 óbito)
Salreu – 3 casos

PLANO MUNICIPAL DE TESTES À COVID-19 NOS LARES DO CONCELHO
. Plano promovido pelo Município de Estarreja para testar 775 pessoas dos lares da terceira idade do concelho (542 utentes e 233 funcionários) + info www.cm-estarreja.pt/noticias/8263
. Antes da rotatividade das equipas de trabalho, hoje foram realizados testes na Fundação do Cónego Filipe de Figueiredo.

Foram hoje assegurados pelo ACES do Baixo Vouga 53 testes aos idosos do Lar do Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca, abrangendo a totalidade dos utentes do Polo I da instituição. Da parte do ACES Baixo Vouga, não há informação sobre futuras ações de rastreio nos lares, porque não existem testes em quantidade. Por outro lado, as indicações é que sejam feitos testes onde haja casos positivos e aos utentes que apresentem sintomatologia.

Feitas as contas, até ao dia de hoje, o Estado assegurou a realização de 88 testes nos lares do nosso concelho, enquanto que o Município garantiu a realização de 173.

TESTES NA REGIÃO E NO CONCELHO Para o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, o pacote de “2 mil testes para a Região de Aveiro é pouco, residual ou até insignificante. Vamos continuar a exigir do Estado a sua parte e vamos fazer a nossa para proteger a saúde dos Estarrejenses e tornar o nosso concelho o mais resiliente possível face a esta pandemia.”

“É preciso fazer-se o número máximo de testes, para percebermos qual o nível de infeção real”, defende o autarca.
Considerando o esforço municipal para garantir testes e a entrada em funcionamento, para breve, da Área Dedicada COVID-19 no Centro de Saúde de Estarreja, de momento apenas para a realização de testes (terão prioridade as pessoas que estão em listas de espera, algumas já há 2 semanas), é natural que aumente o número de casos no concelho, sendo tal importante para se conhecer a realidade dos números de infeção no concelho.

PROLONGAMENTO DE MEDIDAS IMEDIATAS O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja determinou que se mantenham em vigor as medidas imediatas adotadas pelo Município a 12 e 16 de março, de prevenção, contenção e combate à pandemia COVID-19. + info www.cm-estarreja.pt/noticias/8265

LIMITES À CIRCULAÇÃO - É tempo de Páscoa, mas o vírus não vai de fim de semana!
Atenção à limitação de circulação no período da Páscoa – entre as 00h00 de amanhã, dia 9 de abril, e as 24h00 do dia 13 de abril -, período no qual os cidadãos não podem circular para fora do concelho de residência habitual. As exceções estão previstas no Decreto do Estado de Emergência + info www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/comunicado?i=excecoes-previstas-na-limitacao-de-circulacao-no-periodo-da-pascoa

Ajude a travar a COVID-19! Seja um Agente de Saúde Pública.
www.cm-estarreja.pt/covid19