Área de Apoio de Retaguarda Não COVID-19 pronta para receber munícipes

Está operacional e para utilização imediata, caso a evolução da situação pandémica assim o exija. A Área de Apoio de Retaguarda, que o Município de Estarreja montou no Ginásio da Escola Padre Donaciano (investimento de 30 mil euros), disponibiliza 24 camas para responder à eventual necessidade de isolamento profilático de utentes de IPSS, bem como de Munícipes que não tenham condições para tal nas suas casas. Mas a resposta local chega às 90 camas numa ação em articulação com o Hotel Tulip Inn.

quinta, 09 de abril 2020

Até agora utilizado como Ginásio, o espaço localizado no centro da cidade de Estarreja foi equipado com camas hospitalares semi-articuladas e mesas de cabeceira, criando com recurso a sistema de cortinas cabines individuais, salvaguardando a privacidade de cada utente e garantindo as necessárias condições de conforto aos idosos.

Para além da aquisição de mobiliário, a Câmara Municipal de Estarreja adquiriu ainda os colchões e a roupa de cama. Foi necessário proceder à instalação das infraestruturas básicas, tais como de energia elétrica, climatização e sistema de higienização de mãos com lavatórios de pedal, instalação de lavandaria e zonas de apoio médico. O investimento municipal ronda os 30.000 euros.

A resposta local de retaguarda chega às 90 camas

Num combate que exige a conjugação de esforços, a implementação desta medida foi articulada com o Agrupamento de Escolas de Estarreja e Autoridade de Saúde Local. Criando-se mais uma resposta crucial nesta fase da pandemia COVID-19, que está inserida no Plano de Contingência Geral para o universo dos lares de Estarreja.

Também o Hotel Tulip Inn disponibilizou a sua unidade hoteleira localizada na cidade de Estarreja, permitindo ampliar consideravelmente a oferta de camas disponíveis. No conjunto, estes dois espaços irão disponibilizar 90 camas.

O Município não se tem poupado a esforços para defender a saúde dos Estarrejenses. Esta é uma de várias medidas já implementadas ou em curso, em diversas áreas, para dar uma resposta o mais eficaz possível e que permita enfrentar esta crise com mais confiança.