COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 10/04/2020

sexta, 10 de abril 2020

Situação epidemiológica no Município
(Dados facultados pela Delegação de Saúde de Estarreja)

. Total de casos 71 (6 óbitos/ 2 recuperados)
Distribuição por freguesias:
Avanca – 6 casos
Beduído e Veiros – 13 casos (dos quais 4 óbitos e 2 recuperados)
Canelas e Fermelã – 4 casos
Pardilhó – 45 casos (dos quais 2 óbitos)
Salreu – 3 casos

Segundo os dados que nos são fornecidos ao final do dia pela Delegação de Saúde de Estarreja, existe um acumulado de 71 casos de COVID-19 no concelho, com o aumento de dois casos relativamente ao dia de ontem. A registar, os primeiros dois casos de recuperação da doença. A lamentar uma vítima mortal, uma idosa de 96 anos, utente do Lar Vida Nova, e que se encontrava hospitalizada desde o final de março. Era proveniente de Coruche, mas com a transferência da residência para o lar, este óbito acabou por ser referenciado em Estarreja. À sua família, o Município apresenta sentidas condolências.

PLANO MUNICIPAL DE TESTES À COVID-19 NOS LARES DO CONCELHO
. Plano promovido pelo Município de Estarreja para testar 775 pessoas dos lares da terceira idade do concelho (542 utentes e 233 funcionários).
. Antes da rotatividade das equipas que prestam cuidados aos idosos, hoje foram realizados testes na Santa Casa da Misericórdia de Estarreja.
+ info www.cm-estarreja.pt/noticias/8263

CENTRO DE RASTREIO COVID-19 ABRIU COM MODELO "DRIVE THRU"
A Área Dedicada à COVID-19 Estarreja/Murtosa (ADC) abriu ontem nas instalações do Centro de Saúde de Estarreja com a realização de 40 testes COVID-19. A colheita é realizada em modelo "Drive Thru", o que significa que é realizada com o utente dentro do veículo. Esta área é dedicada única e exclusivamente à COVID-19.
Todas as atividades desenvolvidas no serviço (consultas e testes) carecem de encaminhamento e agendamento prévio pelos serviços de saúde. Os utentes NÃO podem dirigir-se à mesma por iniciativa própria.
+ info www.cm-estarreja.pt/noticias/8272

ALERTAS QUE NOS CHEGAM VIA DRONE
As ações de sensibilização da GNR prosseguem no território concelhio, e hoje os avisos sonoros chegaram via drone. Mais uma ferramenta usada para chamar a atenção dos cidadãos. A mensagem é clara: respeite o dever de recolhimento domiciliário, sob pena de infringir a lei.
Esta ação assume uma relevância ainda maior neste fim de semana de Páscoa em que as limitações de circulação são mais restritas. Até segunda-feira, dia 13, não pode circular para fora do concelho onde reside.

CONSULTE AS NOVAS MEDIDAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA E APOIO ÀS FAMÍLIAS E ECONOMIA LOCAL
+ info www.cm-estarreja.pt/noticias/8270

AJUDE A TRAVAR A COVID-19!
Este é um combate de todos e sem a sua ajuda, não conseguiremos derrotar o novo coronavírus. Seja um Agente de Saúde Pública.
www.cm-estarreja.pt/covid19