Ecógrafo doado pelo Município de Estarreja já serve a região

A autarquia recebeu o eco da satisfação dos profissionais de saúde e do Diretor do Serviço de Imagiologia do Hospital Infante D. Pedro, de Aveiro, pelo novo ecógrafo que a Câmara Municipal de Estarreja ofereceu ao Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV). O equipamento foi hoje entregue à unidade hospitalar que serve a região. O investimento do Município de Estarreja é de 45.256,05€.

quarta, 15 de abril 2020

Face a uma situação para a qual nenhum país (nem o mais rico do mundo) estava preparado, a Câmara Municipal de Estarreja teve desde logo uma postura proativa e reativa na tomada de medidas de resposta à pandemia e sempre em articulação com todos os agentes no terreno.

Nesse sentido, “questionámos o Conselho de Administração do Centro Hospital do Baixo Vouga sobre as suas necessidades mais prementes. Soubemos da necessidade de Ecógrafos, que são um suporte muito relevante nos circuitos COVID-19 em meio hospitalar, e assim decidimos oferecer-lhes este equipamento”, conta o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina.

O CHBV desaconselhou a oferta de ventiladores por falta de capacidade do hospital e nesse sentido a autarquia garantiu equipamento efetivamente necessário indo de encontro às falhas identificadas pelos profissionais de saúde no terreno.

É isso que tem sido feito, não só com este ecógrafo, mas também com um conjunto de outros materiais que têm sido distribuídos às entidades locais nomeadamente equipamentos de proteção individual.

“O Município tem estado muito ativo na parceria e apoio à comunidade, nomeadamente com as IPSS, Bombeiros Voluntários, GNR, Centro Hospitalar do Baixo Vouga e Unidades de Saúde, entre outros. Sempre de uma forma coordenada e articulada, a nossa luta diária é salvaguardar a saúde dos Estarrejenses e salvar vidas”, afirma Diamantino Sabina.