COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 17/04/2020

sexta, 17 de abril 2020

Situação epidemiológica no Município
(Dados facultados pela Delegação de Saúde de Estarreja)

. Total de casos 87 (8 óbitos/ 3 recuperados)
Distribuição por freguesias:
Avanca – 11 casos (dos quais 1 recuperado)
Beduído e Veiros – 17 casos (dos quais 4 óbitos e 2 recuperados)
Canelas e Fermelã – 5 casos
Pardilhó – 51 casos (dos quais 4 óbitos)
Salreu – 3 casos

Segundo os dados que nos são fornecidos ao final do dia pela Delegação de Saúde de Estarreja, regista-se o aumento de 4 casos de infeção por COVID-19 no concelho relativamente ao dia de ontem.

PLANO MUNICIPAL DE TESTES À COVID-19 NOS LARES
O Município continua com o seu programa de realização de testes nos lares. Hoje, as ações de rastreio realizaram-se na Associação Filantrópica Veirense e Bombeiros Voluntários de Estarreja.
Ao abrigo deste plano da iniciativa da autarquia já foram realizados 449 testes, em articulação com a Delegação de Saúde de Estarreja e com a equipa médica das IPSS. A autarquia está a garantir uma média de 30 testes por dia nos lares. Até ao dia de hoje, o Estado realizou 88 testes em dois lares do concelho.

DUPLICAÇÃO DO SUBSÍDIO CORRENTE ÀS IPSS
No âmbito das medidas de apoio a famílias e economia local, será duplicado o subsídio corrente às IPSS. A Câmara Municipal pretende duplicar a dotação orçamental prevista (de 50.000,00 € para 100.000,00 €), destinada ao apoio a despesas correntes, de forma a amortecer o impacto decorrente da atual situação epidemiológica na atividade regular das IPSS.
Mais uma das medidas anunciadas pela Câmara Municipal para apoiar famílias e empresas face à pandemia que vivemos. + info www.cm-estarreja.pt/noticias/8270

DONATIVOS QUE AJUDAM NO COMBATE À PANDEMIA
Neste período tão complicado para todos, a Mel Editores disponibilizou-se para oferecer às crianças do nosso concelho livros infantis, com o objetivo de ajudar à ocupação do tempo dos mais novos em casa, e estimulando o importante hábito da leitura. Foram doados 25 mil livros, que serão entregues a todos os alunos do ensino pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos.
O Município de Estarreja vai recebendo, e muito agradece em nome de todos os Estarrejenses, o apoio da sociedade civil, desde associações, empresas, empresários ou anónimos.

APOIO À POPULAÇÃO EMIGRANTE
O GAE – Gabinete de Apoio ao Emigrante disponibiliza informação útil que pode consultar aqui https://bit.ly/GaeInfo
Este gabinete continua a apoiar a população emigrante, através dos seguintes contactos: E-mail gae@cm-estarreja.pt / Telemóvel 967 129 721 (Horário: 9h00-12h30 e 13h30-17h00).

Cumpra as indicações da Direção-Geral da Saúde. Para sua segurança, fique em casa. Seja um Agente de Saúde Pública.