COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 20/04/2020

segunda, 20 de abril 2020

Situação epidemiológica no Município
(Dados facultados pela Delegação de Saúde de Estarreja)

Não foi possível à Delegação de Saúde de Estarreja atualizar os dados referentes ao dia de hoje, por impossibilidade de acesso à plataforma de registo.

Recuperamos por isso a última informação obtida e que é relativa ao dia de ontem:
. Total de casos 87 (9 óbitos/ 3 recuperados)
Distribuição por freguesias:
Avanca – 11 casos (dos quais 1 recuperado)
Beduído e Veiros – 17 casos (dos quais 5 óbitos e 2 recuperados)
Canelas e Fermelã – 5 casos
Pardilhó – 51 casos (dos quais 4 óbitos)
Salreu – 3 casos

PLANO MUNICIPAL DE TESTES À COVID-19 NOS LARES
O Município continua com o seu programa de testes nos lares, sempre em articulação com a Delegação de Saúde de Estarreja e com as equipas médicas das IPSS, chegando de forma progressiva a todos os utentes e funcionários dos lares do concelho. Hoje efetuaram-se rastreios na Fundação do Cónego Filipe de Figueiredo e nos Bombeiros Voluntários de Estarreja.

GARANTIR INVESTIMENTOS MUNICIPAIS, NO VALOR TOTAL DE 22 M€
Como forma também de apoio à atividade económica e ao emprego, a Câmara Municipal irá assegurar os investimentos municipais previstos, no valor total de 22 M€, para 2020 e 2021, executando as empreitadas da Fábrica da História, Requalificação da Ribeira da Aldeia, nova Escola de Avanca, ampliação do Eco Parque (em curso), beneficiação do Largo da Igreja de Canelas e Requalificação dos edifícios no Ribeiro de Salreu para apoio ao BioRia.
Este é uma das medidas anunciadas pela Câmara Municipal para apoiar famílias e economia local face à pandemia que vivemos.
+ info www.cm-estarreja.pt/Covid19_medidasEstarreja

DONATIVOS QUE AJUDAM NO COMBATE À PANDEMIA
A sociedade civil está atenta e também contribui para o combate a esta crise.
Hoje agradecemos à empresa LP Moldes, a oferta de equipamentos de proteção individual - respiradores e luvas -, no total de 208 artigos. O Município centraliza os donativos e distribui, consoante as necessidades aferidas, pelas entidades locais: IPSS, Unidades de Saúde, Bombeiros Voluntários, GNR, entre outras.

MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA
“Serei o que me deres... que seja amor” é o mote da campanha deste ano nos meios digitais.
"Hoje, mais do que nunca, temos a responsabilidade acrescida de sermos cuidadores e agentes de proteção das nossas crianças e jovens, denunciando situações de maus tratos (...)", afirma a presidente da CPCJ de Estarreja e Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal, Isabel Simões Pinto.
+ info www.cm-estarreja.pt/noticias/8293
A quem denunciar?
GNR (Estarreja/234810690; Avanca/234884235)
CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Estarreja (cpcj@cm-estarreja.pt, 961447756)
SOS Criança 116 111
APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima 116 006 (Linha de Apoio à Vítima, 9h-19h), GAV de Coimbra (apav.coimbra@apav.pt, 239 781 545)
Linha Nacional de Emergência Social 144

Cumpra as indicações da Direção-Geral da Saúde: recolhimento domiciliário, higienização das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento social. Cuide de SI, Cuide de TODOS.

Seja um Agente de Saúde Pública.