COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 21/04/2020

terça, 21 de abril 2020

Situação epidemiológica no Município
(Dados facultados pelo CODIS Aveiro)
. Total de casos 89 (dos quais 9 óbitos)

NOVAS ORIENTAÇÕES DAS AUTORIDADES DE SAÚDE REGIONAIS NO ACESSO AOS DADOS
Por determinação do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga, a informação diária e detalhada sobre a evolução da pandemia disponibilizada aos municípios deixa de ser transmitida pela respetiva Delegação de Saúde Local.

Ou seja, a partir desta terça-feira, o ponto de situação diário não nos é fornecido pela Delegada de Saúde de Estarreja, como até agora acontecia, remetendo para o boletim diário emitido pelo CODIS - Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro, após as 22h00.

A Câmara Municipal de Estarreja é alheia a esta alteração no procedimento e deixa assim de ter acesso aos dados descriminados por freguesias, podendo apenas tornar público o número global de casos totais e o número de óbitos.

PLANO MUNICIPAL DE TESTES À COVID-19 NOS LARES
O Município continua com o seu programa de testes nos lares, sempre em articulação com a Delegação de Saúde de Estarreja e com as equipas médicas das IPSS, chegando de forma progressiva a todos os utentes e funcionários dos lares do concelho. Hoje efetuaram-se rastreios na Santa Casa da Misericórdia de Estarreja.

SUSPENSÃO DAS RENDAS NA INCUBADORA DE EMPRESAS
A suspensão do pagamento das rendas dos espaços da Incubadora de Empresas, do dia 1 de abril até 31 de dezembro de 2020, quer para os atuais contratos quer para os novos que se venham a efetuar, é mais uma das medidas anunciadas pela Câmara Municipal para apoiar famílias e economia local.
O investimento municipal com o conjunto de medidas tomadas para dar resposta à crise de saúde e económica provocada pela pandemia COVID-19 será superior a 700 mil €.
+ info www.cm-estarreja.pt/Covid19_medidasEstarreja

DONATIVOS QUE AJUDAM NO COMBATE À PANDEMIA
A sociedade civil está atenta e também contribui para o combate a esta crise.
Hoje agradecemos à empresa Dow Portugal, a oferta de equipamentos de proteção individual – fatos de proteção e luvas -, no total de 415 artigos. O Município centraliza os donativos e distribui, consoante as necessidades aferidas, pelas entidades locais: IPSS, Unidades de Saúde, Bombeiros Voluntários, GNR, entre outras.

MÊS DA PREVENÇÃO DOS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA
“Serei o que me deres... que seja amor” é o mote da campanha deste ano nos meios digitais. + info www.cm-estarreja.pt/noticias/8293
A quem denunciar?
GNR (Estarreja/234810690; Avanca/234884235)
CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
de Estarreja (cpcj@cm-estarreja.pt, 961447756)
SOS Criança (116111)
Linha Nacional de Emergência Social (144)
Linha de Apoio à Vítima - APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (116 006), GAV de Coimbra (apav.coimbra@apav.pt, 239 781 545)

Cumpra as indicações da Direção-Geral da Saúde: recolhimento domiciliário, higienização das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento social. Cuide de SI, Cuide de TODOS.

Seja um Agente de Saúde Pública.