COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 22/04/2020

quarta, 22 de abril 2020

Situação epidemiológica no Município
(Dados facultados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro)

. Total de casos 89 (dos quais 9 óbitos)

ESCLARECIMENTO SOBRE AS RESTRIÇÕES NO ACESSO À INFORMAÇÃO SOBRE A EVOLUÇÃO DA PANDEMIA COVID-19
Foi-nos comunicado ontem ao final do dia pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga (onde se insere a Delegação de Saúde), que deixaríamos de ter acesso aos dados descriminados por freguesias.

Uma restrição imposta unilateralmente pelo ACES do Baixo Vouga à qual, tal como demos conta aos Munícipes nesse mesmo dia, somos totalmente alheios. Esta é uma medida transversal a todos os concelhos abrangidos pelo ACES.

Ou seja, desde ontem, o ponto de situação não nos é fornecido pela Delegada de Saúde de Estarreja, como até agora acontecia, remetendo para o boletim diário emitido pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro, que informa sobre o número global de casos totais e de óbitos, sem especificação detalhada por freguesias.

Não ficámos de braços cruzados. Contestámos e estamos a encetar todos os esforços no sentido de reverter a situação e restabelecer o conteúdo informativo. Aguardamos que as autoridades de saúde se pronunciem.

A postura do Município de Estarreja perante todos os Munícipes tem sido de total transparência e partilha de informação, como, aliás, é a nossa obrigação.

Para aqueles que nos comparam com Ovar, é nosso dever esclarecer que no concelho vizinho a situação é, e sempre foi, diferente pelo nível elevado e grave de infeções (única situação do país em que o Governo decretou o excecional Estado de Calamidade com regras específicas) e que felizmente, até à data, não passou as fronteiras municipais.

PLANO MUNICIPAL DE TESTES À COVID-19 NOS LARES
O Município continua com o seu programa de testes nos lares, chegando de forma progressiva a todos os utentes e funcionários dos lares do concelho. Neste momento para um universo de quase 800 pessoas, já ultrapassamos a fasquia das 6 centenas de testes efetuados protegendo uma população vulnerável e que requer um cuidado excecional.

SUSPENSÃO DE CONCESSÕES E ESPAÇOS ARRENDADOS
A suspensão, com efeitos a partir de 1 de abril até 31 de julho de 2020, do pagamento das concessões e demais espaços arrendados, propriedade do Município, desde que comprovada a suspensão da atividade ou quebra na faturação superior a 40%, a partir de dia 1 de março de 2020, é mais uma das medidas anunciadas pela Câmara Municipal para apoiar famílias e economia local.
O investimento municipal com o conjunto de medidas tomadas para dar resposta à crise provocada pela pandemia COVID-19 será superior a 700 mil €.
+ info www.cm-estarreja.pt/Covid19_medidasEstarreja

DONATIVOS QUE AJUDAM NO COMBATE À PANDEMIA

A sociedade civil está atenta e também contribui para o combate a esta crise. Hoje agradecemos à empresa CIRES, a oferta de 180 litros de álcool gel e 24 fatos de proteção.
O Município centraliza os donativos e distribui, consoante as necessidades aferidas, pelas entidades locais: IPSS, Unidades de Saúde, Bombeiros Voluntários, GNR, entre outras.

Cumpra as indicações da Direção-Geral da Saúde: recolhimento domiciliário, higienização das mãos, etiqueta respiratória e distanciamento social. Cuide de SI, Cuide de TODOS.

Seja um Agente de Saúde Pública.