COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 24/04/2020

sexta, 24 de abril 2020

Situação epidemiológica no Município
(Dados facultados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro)

. Total de casos 94 (dos quais 9 óbitos e 3 recuperados)

A Área Dedicada à COVID-19 Estarreja/Murtosa (ADC) está a funcionar desde o dia 9 de abril no Centro de Saúde de Estarreja e estamos a testar mais munícipes, sendo o aumento do número de casos de infeção registados expectável, mas não significativo. Contudo, há ainda uma lista considerável de pessoas por testar pela ADC.

No ponto de situação diário à Rádio Voz da Ria, esta tarde, o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, salientou que os Estarrejenses têm feito “um esforço enorme, têm-se portado bem. É evidente que há exceções, mas a maioria tem feito um esforço invulgar, incomum, para que os números não aumentem em Estarreja, pese a nossa proximidade a Ovar, que viveu uma situação grave.”

“Vamos ter esperança”. Ainda assim com a consciência de que “o vírus não se foi embora. Nesta fase de mitigação, o contágio pode ocorrer com facilidade. Se não houver este esforço comum, se não partir de todos nós, não vamos conter a propagação da COVID-19”, alertou o autarca.

Devemos agir como se cada um de nós estivesse infetado. Se todos agirmos com base neste pressuposto, a probabilidade de contágio diminuirá.

Recolhimento domiciliário, higienização das mãos, etiqueta respiratória, distanciamento social, uso de máscara comunitária, estas são as suas armas para combater este inimigo invisível.

Proteja-se e estará a proteger todos os outros.

TESTES À COVID-19 NOS LARES
O Município continua com o seu programa de realização de testes para despiste de COVID-19 nos lares do concelho, chegando de forma progressiva a todos os utentes e funcionários e assim prevenindo situações de contágio e protegendo uma população mais vulnerável e de maior risco, que requer um cuidado excecional. Neste momento, para um universo de quase 800 pessoas, faltam testar 100 pessoas.

No terreno, entra agora no nosso Município a Operação de Testes promovida pelo Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, com coordenação da CI Região de Aveiro, e parceria com o ACES do Baixo Vouga e unidades de saúde locais (efetuam recolhas) e a Universidade de Aveiro (faz a análise laboratorial). Neste plano são considerados os lares sem registo de casos positivos. Hoje as ações de rastreio tiveram lugar na Associação Humanitária de Salreu.

Ontem, o ACES do Baixo Vouga realizou testes diagnósticos de controlo no Lar Vida Nova, de Pardilhó.

DONATIVOS QUE AJUDAM NO COMBATE À PANDEMIA
A sociedade civil está atenta e também contribui para o combate a esta crise. Hoje agradecemos à empresa estarrejense Asnufil, a oferta de 100 viseiras.
O Município centraliza os donativos e distribui, consoante as necessidades aferidas, pelas entidades locais: IPSS, Unidades de Saúde, Bombeiros Voluntários, GNR, entre outras.

Cumpra as indicações da Direção-Geral da Saúde. Cuide de SI, Cuide de TODOS. Seja um Agente de Saúde Pública.