COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 26/04/2020

domingo, 26 de abril 2020


Situação epidemiológica no Município 
(Dados facultados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro)

. Total de casos 97 (dos quais 9 óbitos e 3 recuperados)
Atualizado hoje às 17h04

Façamos todos a nossa parte, prevenção. 
Cumpramos o nosso dever: seguir as recomendações. 

DONATIVOS QUE AJUDAM NO COMBATE À PANDEMIA
A sociedade civil está atenta e também contribui para o combate a esta crise. Hoje agradecemos à empresa Nestlé, a oferta de bens alimentares (barras de cereais e granolas), para os Bombeiros Voluntários de Estarreja.
O Município centraliza os donativos e distribui, consoante as necessidades aferidas, pelas entidades locais: IPSS, Unidades de Saúde, Bombeiros Voluntários, GNR, entre outras.

TRABALHAR A PARTIR DE CASA E CUIDAR DA SAÚDE MENTAL
A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Saúde Ocupacional, participou na elaboração do Guia CASA+ “Trabalhar a partir de Casa e Cuidar da Saúde Mental”, que visa apoiar as pessoas que estão em teletrabalho. 
Enquadrado no contexto da pandemia da COVID-19, o guia tem como objetivo “fornecer recursos para apoiar as pessoas que vivenciavam momentos de maior fragilidade e que necessitam de manter um nível de equilíbrio psicológico e emocional compatível com uma vivência autónoma e o normal exercício profissional”. 
+ info www.ina.pt/index.php/not-outras/2282-divulgacao-do-guia-casa

CUIDAR À DISTÂNCIA
Para apoio psicológico e emocional, durante o período de surto COVID- 19, contacte o Gabinete de Psicologia do Município de Estarreja através do número 925 651 667. Ou envie um e-mail através do endereço eletrónico psicologia@cm-estarreja.pt (disponível todos os dias úteis
das 9h00-12h30; 13h30-17h00). 

Não hesite em pedir ajuda e falar sobre o que precisa para se sentir seguro e confortável - medicamentos, compras, produtos de higiene pessoal ou meios de comunicação. Procure saber como pode ajudar os outros, sem colocar a sua saúde ou a dos outros em risco. Estes são alguns dos conselhos do Manual de Sobrevivência para dias de isolamento social, que pode consultar aqui www.cm-estarreja.pt/covid19

Cumpra as indicações da Direção-Geral da Saúde. 
Cuide de SI, Cuide de TODOS. Seja um Agente de Saúde Pública.