COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 28/04/2020

terça, 28 de abril 2020

Situação epidemiológica no Município
(Dados facultados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro)

. Total de casos 105 (dos quais 9 óbitos e 3 recuperados)
Atualizado hoje às 18h39

O combate à transmissão do vírus requer que toda a comunidade adira às medidas recomendadas. A ação individual é determinante neste combate.
Faça a sua parte.

TESTES À COVID-19 NAS IPSS
O programa de testes nas IPSS com respostas de lar e serviço de apoio domiciliário para a 3.ª Idade, foi iniciado pelo Município com o objetivo de abranger de forma progressiva todos os utentes e funcionários das instituições do concelho.
Entretanto, na semana passada, começou no concelho a operação promovida pelo Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, com coordenação da CI Região de Aveiro, e parceria com o ACES do Baixo Vouga e unidades de saúde locais (efetuam recolhas) e a Universidade de Aveiro (faz a análise laboratorial).
Neste momento para um universo de quase 800 pessoas, já ultrapassamos a fasquia das 7 centenas de testes efetuados, protegendo uma população vulnerável e que requer um cuidado excecional.

MEDIDAS DE APOIO ÀS EMPRESAS
O Governo adotou um conjunto de medidas temporárias e simplificadas visando ajudar as empresas a suportar o impacte económico desta pandemia. Estas medidas consistem em reduzir ou aliviar os compromissos perante a banca, o fisco e a segurança social e os trabalhadores, com vista a manter o emprego e a proporcionar meios financeiros para continuar a pagar aos fornecedores e aos trabalhadores que se mantenham em funções.
+ info covid19estamoson.gov.pt/medidas-de-apoio-emprego-empresas/

MICROSITE DEDICADO À COVID-19
A Câmara Municipal de Estarreja disponibiliza aos Estarrejenses um microsite dedicado à COVID-19 e às respostas adotadas face à época atípica que estamos a viver. Encontrará informação útil, tanto de âmbito local como nacional, as medidas de apoio, os contactos úteis.
Este é o endereço covid19.cm-estarreja.pt deste projeto que foi desenvolvido pela empresa estarrejense Digitalmente numa participação pro-bono e à qual o Município agradece o gesto.

CUIDAR À DISTÂNCIA
Nas idas às compras assegure todas as precauções para minimizar o risco de infeção para si e para os outros:
. Evite o manuseamento dos alimentos a não ser para colocar no cesto de compras;
. Cumpra as distâncias de segurança (mantenha-se a pelo menos um metro de distância de outras pessoas);
. Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos;
. Faça uma higienização adequada das mãos antes e depois da ida às compras;
. Adote as medidas gerais de etiqueta respiratória (não usar as mãos ao tossir ou espirrar, usar um lenço de papel ou o antebraço).
Conselhos do Manual de Sobrevivência para dias de isolamento social, que pode consultar aqui bit.ly/manualsobrevivenciaCOVID19

Cumpra as indicações da Direção-Geral da Saúde.
Cuide de SI, Cuide de TODOS. Seja um Agente de Saúde Pública.