COVID-19 Município de Estarreja / Informação diária 04/06/2020

quinta, 04 de junho 2020

Situação epidemiológica no Município (Dados facultados pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro)

. Total de casos 116 (dos quais 96 recuperados, 10 óbitos e 10 casos ativos) Atualizado hoje às 17h40

LOJA DA ADRA REABRIU ESTA SEMANA

A Águas da Região de Aveiro, S.A. estabeleceu o dia 1 de junho para reabrir as suas lojas e balcões de atendimento, que neste período funcionam em moldes diferentes: manhãs só com pagamentos, tardes só com marcações pré agendadas por telefone.

O Balcão de Estarreja, localizado na Praceta do Mercado Municipal, funciona com o seguinte horário:

Dias úteis das 09h às 13h (só pagamentos) e das 14h às 18h (só agendamentos):

Mais informações aqui www.cm-estarreja.pt/noticias/8388

FOTOS À JANELA

A pandemia não permite a realização das tradicionais Festas de Santo António, mas vamos assinalar esta festividade tão importante para o Município. Na iniciativa “Fotos à Janela”, os estarrejenses são desafiados a trajar à moda antiga e a deixarem-se fotografar à janela pelos fotógrafos locais Carlos Marques, Camilo Rego e Abel Cunha.

Assim, pretendemos alcançar um momento de união das gentes da nossa terra que não esquecem o passado, e que têm a capacidade, ainda que da janela, de olhar o futuro!

Saiba como participar www.cm-estarreja.pt/noticias/8368

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

SEMPRE QUE UTILIZAR MÁSCARA, TENHA EM ATENÇÃO OS SEGUINTES PASSOS:

1. Higienize as mãos antes de colocar a máscara;

2. Verifique qual o lado a colocar voltado para a cara (por exemplo nas máscaras

cirúrgicas deve colocar com o lado branco [face interna] virado para a cara;

3. Prenda-a à cabeça com os atilhos, dando um laço em cada um, ou com os elásticos, sem os cruzar;

4. Ajuste a banda flexível na cana do nariz, garantindo que a boca, nariz e queixo estão

cobertos;

5. Certifique-se que a máscara está bem ajustada à face;

6. Evite tocar na máscara enquanto a tiver colocada. Se tocar, higienize as mãos;

7. Não deve retirar a máscara para falar, tossir ou espirrar;

8. Substitua a máscara por uma nova, se esta estiver húmida, higienizando as mãos entre as duas tarefas. Idealmente não deve usar a máscara durante mais de 4 horas seguidas;

9. Retire a máscara, segurando nos atilhos ou elásticos, a partir da parte de trás (não toque na frente da máscara);

10. Descarte-a de imediato num caixote do lixo*;

11. Higienize as mãos, após retirar a máscara.

* As máscaras comunitárias ou de uso social podem ser descartáveis ou reutilizáveis. Para tal devem ser seguidas as recomendações do fabricante.

Esta é uma das medidas de prevenção e controlo da COVID-19 que pode encontrar neste manual lançado pela DGS https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/05/ManualVOLUME1-1.pdf

Cuide de Si, Cuide de Todos!