COVID-19: Município presta homenagem aos profissionais da linha da frente

Instituições particulares de solidariedade social, unidades de saúde, forças de segurança e bombeiros voluntários. Nestas entidades, todos os profissionais que durante a pandemia COVID-19 cumpriram a sua missão nos seus postos de trabalho, protegendo e cuidando. Rostos que o Município de Estarreja vai enaltecer pelo seu contributo durante este período incerto e difícil para todos os Estarrejenses. A homenagem terá lugar na Sessão Solene do Dia do Município, 13 de junho, no Cine-Teatro de Estarreja, que terá transmissão online.

Terça, 09 de Junho 2020


A proposta de homenagem apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, foi aprovada por unanimidade pelo Executivo Municipal (ver a ata da reunião de Câmara de 28 de maio). “Desde o início desta situação pandémica houve profissionais que não pararam e, apesar de viverem uma situação completamente desconhecida e nova, assolados, muitas vezes, pelo sentimento de medo generalizado, continuaram a sua missão de serviço à comunidade, garantindo a prestação de cuidados diretos à população”, refere o autarca. 

Diamantino Sabina recorda que “vivemos momentos difíceis numa altura em que as respostas eram poucas ou quase nenhumas, destacando-se aqui a situação do Lar Vida Nova, em que a quase totalidade de utentes e profissionais ficaram infetados. Mas a verdade é que, mesmo neste cenário de grande angústia e aflição, com o esforço de muitos profissionais e instituições, os cuidados diretos aos idosos foram sempre devidamente garantidos.” 

O Município pretende assim reconhecer o papel “extraordinário” destes profissionais, “que deixaram de lado os seus medos e abdicaram do conforto dos seus lares e da presença das suas famílias”, para que hoje Estarreja se encontre “numa situação estável”.

Articulação entre entidades locais foi determinante para a resposta eficaz

Crucial foram também as “sinergias e a articulação existente entre as diversas instituições”. O Presidente da Câmara Municipal considera que “esta colaboração e diálogo permitiu que a resposta fosse eficaz e concertada, colocando sempre, em primeiro lugar, a saúde e bem-estar dos mais frágeis e desprotegidos. O esforço de todos foi essencial para que Estarreja não fosse assolada pelo drama vivido em outros concelhos vizinhos.”

“É de inteira justiça que, este ano, a homenagem do Município de Estarreja seja dirigida a todos estes profissionais, desde os dirigentes das diversas instituições até aos rostos mais anónimos, que tiveram um papel absolutamente fundamental no combate a esta pandemia e nos cuidados diretos a toda a comunidade Estarrejense, colocando nesta missão todo o empenho, dedicação e profissionalismo”, conclui o autarca estarrejense.

Tendo em conta a sua dedicação e o relevante mérito das suas ações e contributos neste período de particular dificuldade para todos os Estarrejenses, em 2020 serão homenageados todos os profissionais que estiveram na “linha da frente” do combate à pandemia: 

1. Os profissionais das Instituições Particulares de Solidariedade Social com respostas sociais de ERPI – Estrutura Residencial para Idosos, SAD – Serviço de Apoio Domiciliário e Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (Direção, equipa técnica, corpo clínico e pessoal auxiliar): Associação de Solidariedade Estarrejense; Associação da Quinta do Resende; Associação de Solidariedade Social Filantrópica Veirense; Associação Humanitária de Salreu; Associação Lar Vida Nova; Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó; Centro Social e Paroquial de Santa Marinha de Avanca; Fundação Cónego Filipe de Figueiredo; Fundação Benjamim Dias Costa; Santa Casa da Misericórdia de Estarreja; Lar Estrela Confiante. 

2. Os profissionais de Cuidados de Saúde Primários das Unidade Funcionais do Centro de Saúde de Estarreja: UCSP de Estarreja I e II; UCC Nós; URAP///USP; USF Terras do Antuã; USF Águas do Gonde. 

3. Os Profissionais de Saúde do Centro Hospitalar do Baixo Vouga. 

4. Os militares da Guarda Nacional Republicana. 

5. Os Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja. 


Sessão Solene do Dia do Município a 13 de junho

A homenagem será formalizada no Dia do Município, em Sessão Solene, no próximo dia 13 de junho de 2020, sábado, no Cine-Teatro de Estarreja, que decorrerá de acordo com orientações do Ministério da Cultura e da DGS para os equipamentos culturais, sendo condicionada às regras de distanciamento social e da lotação da sala, e por isso será este ano, excecionalmente, a participação na cerimónia é restrita a um número limitado de convidados.

Contudo, toda a comunidade é convidada a assistir à sessão online a ser transmitida na página oficial do Município de Estarreja no Facebook e Youtube.