“Quisemos homenagear os que teimaram fazer deste Município um exemplo de resiliência”

terça, 16 de junho 2020

Num ano tão atípico, sem festividades, sem marchas populares, sem os arcos decorados ou o cheiro a sardinha assada, ficaram para melhores tempos os festejos do Santo António, mas manteve-se a celebração do Dia do Município, 13 de junho, para homenagear as 19 entidades (IPSS, entidades de saúde, forças de segurança e bombeiros voluntários) e os seus mais de 500 profissionais que tiveram um papel ativo no combate à pandemia COVID-19 e nos cuidados à comunidade Estarrejense, muitas vezes em regime de voluntariado.

“Mesmo neste tempo hostil, em que nos são impostas inúmeras regras, não podíamos deixar de celebrar quem tinha que ser celebrado”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, no seu discurso durante a Sessão Solene que decorreu no Cine-Teatro de Estarreja, em moldes diferentes dos habituais, cumprindo-se as regras de segurança em vigor para as salas culturais: lotação limitada, distanciamento físico e uso de máscara de proteção. No auditório, entre uma plateia reduzida por causa da pandemia, estavam representantes das instituições, dos clubes desportivos e de alunos homenageados.

Desde março, todo este período incerto e difícil “tem sido um desafio, em várias dimensões” para Diamantino Sabina. “Também um enorme desafio para muitos profissionais que, dia após dia, estiveram na “linha da frente” no combate ao Coronavírus. Profissionais de mão cheia que desafiaram a Pandemia e fizeram o seu melhor, muitas vezes correndo riscos. Os médicos e enfermeiros, auxiliares de enfermagem, GNR, Polícia, Bombeiros, os Funcionários Municipais, entre muitos, muitos outros. Quantos desconhecemos que perderam o combate. Quantos, mesmo no seu anonimato, nos merecerão para sempre o maior respeito e admiração.”

“Hoje, neste dia especial, quisemos homenagear os que teimaram fazer deste Município um exemplo de resiliência”, declarou acrescentando que “durante estes últimos meses o Município de Estarreja tentou fazer o seu melhor e continuará a fazer por menorizar os efeitos negativos desta Pandemia.” Todos os profissionais, assim como as entidades que souberam trabalhar de forma articulada e criar sinergias ao longo do período mais crítico, para que a resposta fosse eficaz e concertada, colocando sempre, em primeiro lugar, a saúde e bem-estar dos mais frágeis e desprotegidos. O esforço de todos foi essencial.

Preparados para o embate

O autarca deixou uma mensagem de confiança aos Estarrejenses. “A nossa comunidade estará preparada” para a crise económica e social provocada pela pandemia. “Entendo que em termos estruturais, tanto económica como socialmente, tal como nos protegemos contra o vírus, também nos protegeremos nos novos desafios. Ao longo dos anos vimos criando emprego, garantindo investimento e gerando riqueza no nosso concelho, e é nessa dimensão, nos apoios sociais, numa comunidade também resiliente económica e socialmente, em que continuaremos a apostar e a persistir.”

Na mesma linha, a Presidente da Assembleia Municipal, Regina Bastos, referiu-se ao investimento da empresa britânica INEOS AUTOMOTIVE, no início deste ano, “para a instalação de uma nova fábrica que vai iniciar a produção de automóveis todo-o-terreno no primeiro semestre de 2022. Esta fábrica empregará até 500 trabalhadores. Trata-se de um investimento da maior importância para a economia local e regional decorrente da dinamização direta e indireta de múltiplos sectores da vida económica e de recursos humanos designadamente, especializados. No atual contexto constituirá a par das indústrias e micro e pequenas e médias empresas instaladas no Concelho, peça de enorme relevância para minimizar o impacto negativo que a pandemia da COVID-19 está e continuará a provocar na economia nacional.”

E face às incertezas que ainda hoje se vivem e que mais se colocam quanto ao futuro, Regina Bastos considera que “solidariedade, compaixão e espírito de inclusão intergeracional devem ser pedras de toque da atuação como cidadãos, dirigentes e responsáveis. A construção de uma sociedade e de uma comunidade unida e forte, que enfrente os dias mais sombrios para depois festejar a sua superação, devem ser o nosso desígnio. Hoje, homenageamos muitos Estarrejenses que inspirados por estes princípios engrandecem a nossa terra."

Durante a Sessão Solene, foi ainda feita a homenagem aos trabalhadores da Câmara Municipal, aos atletas campeões nacionais na época passada e aos melhores alunos do ano letivo 2018/2019. A cerimónia foi transmitida em direto em diversas plataformas municipais, nomeadamente nas páginas do Município no Facebook e no Youtube (está disponível neste link).

Veja ainda o vídeo de homenagem que o Município preparou para a sessão.