Manuel Marques Figueira (28/11/1937 – 27/06/2020)

O Município de Estarreja lamenta o falecimento de Manuel Marques Figueira (28/11/1937 – 27/06/2020), um homem bom do nosso concelho e figura ímpar da nossa comunidade. O Município de Estarreja expressa sentidas condolências à família enlutada e lembra o papel determinante que teve em benefício da sociedade.

domingo, 28 de junho 2020

Manuel Marques Figueira dedicou grande parte da sua vida ao exercício autárquico na Freguesia de Salreu, exercendo a Presidência da Junta de Freguesia durante quatro mandatos e a da Assembleia de Freguesia durante um mandato.

O nosso Concelho e particularmente a freguesia de Salreu, foi enriquecida com a sua profícua e variada atividade, na promoção da cultura, desporto e solidariedade social, donde se pode destacar a título de exemplo: o JAC – Núcleo de Salreu da Juventude Agrária Católica, Grupo Coral de S. Martinho de Salreu, Associação Cultural de Salreu, Associação Humanitária de Salreu e ainda o Carnaval de Estarreja.

Vencendo inúmeras dificuldades, foi fundador de colectividades, cujos equipamentos são uma mais-valia na qualidade de vida da Freguesia de Salreu e do Município de Estarreja.

O Município de Estarreja atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal em 2004, pelo exemplo de dedicação aos outros e à sua terra.

"Que continueis a trabalhar nas colectividades", foram as palavras que fez questão de deixar na sessão de entrega do galardão municipal, na altura pronunciadas pelo seu filho.

Manuel Marques Figueira perde a vida aos 82 anos mas não desaparece da nossa memória, ficando o seu nome perpetuado nos seu atos em prol da comunidade municipal que serviu durante largos anos.