O Município de Estarreja assinala o Dia Internacional sem Sacos de Plástico

Ação de sensibilização este sábado no Mercado Municipal

sexta, 03 de julho 2020

O Dia Internacional sem Sacos de Plástico, que hoje se assinala, é o mote para a dinamização de uma ação de sensibilização ambiental dirigida aos consumidores e feirantes do Mercado Municipal de Estarreja e que decorrerá este sábado, dia 4. Esta será a primeira de uma série de ações promovidas pelo Município de Estarreja com o objetivo de alertar para os impactos ambientais do uso de sacos de plástico de utilização única e fomentar a mudança de hábitos através da distribuição de sacos reutilizáveis.

Por minuto, são utilizados cerca de 1 milhão de sacos de plástico por todo o mundo. Em média, cada cidadão europeu utiliza cerca de 500 sacos por ano (dados da Zero Waste Europe). Com um tempo de utilização muito curto, este tipo de materiais demora séculos até se degradar em aterro, e o seu descarte incorreto é desastroso para os ecossistemas naturais, estimando-se que em apenas 30 anos haverá mais plástico do que peixe nos oceanos (de acordo com o World Economic Forum).

O Município de Estarreja toma posição nesta urgente luta contra os plásticos de utilização única, desafiando os seus munícipes a dar primazia a opções reutilizáveis e mais sustentáveis, de forma a minimizar este sério problema ambiental.

Com a presença do Rio Antuã e do Parque da Cidade tão perto do Mercado e da Feira Municipal, a responsabilidade de todos é acrescida. Simples atos negligentes podem levar a que sacos e outros resíduos de plástico cheguem ao rio, contribuindo desta forma para a poluição dos oceanos, que todos os anos resulta na morte de milhões de animais marinhos.

Ao longo das próximas ações será envolvido o comércio local, de forma a incutir uma mudança de hábitos que permita, de forma concertada, contribuir ativamente para um futuro mais sustentável e ambientalmente responsável.

Evite sacos de plástico de utilização única.
Opte por sacos reutilizáveis que pode usar e lavar vezes sem conta.
Planeie. Reutilize. Poupe recursos. Preserve os oceanos.