Assistência farmacêutica às populações - Linha Nacional 1400

No atual contexto de pandemia da COVID-19, as farmácias procuram garantir a acessibilidade ao medicamento.

sexta, 07 de agosto 2020

Com vista a assegurar a cobertura farmacêutica, prestar um serviço de turnos mais eficiente e proteger a segurança das equipas das farmácias na fase da pandemia, foi implementada uma reorganização do serviço de turnos das farmácias. Em simultâneo, a Associação Nacional de Farmácia criou a Linha Nacional 1400.

A Linha 1400 é gratuita e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, assegurando o acompanhamento dos utentes, direcionando para a farmácia da sua preferência que se encontre mais próxima e com capacidade de dar resposta urgente ao seu pedido de medicamentos.

Desde abril, este serviço tem contribuído para uma melhor orientação do utente, evitando deslocações desnecessárias.
Com esta nova porta de entrada nas farmácias, o utente tem à sua disposição um serviço de assistência farmacêutica mais diferenciado e adequado às reais necessidades das populações, contribuindo, desta forma, para uma melhor orientação do utente no sistema de saúde, garantindo uma total acessibilidade dos portugueses ao medicamento.

Município de Estarreja contesta esta decisão

Contudo, o Município de Estarreja mostra desagrado com esta mudança dos turnos das farmácias, imputando à Associação Nacional de Farmácias a decisão unilateral desta alteração.

O Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, salienta que “são decisões que afetam tremendamente a vida dos nossos cidadãos e que não podem ser tomadas sem a devida ponderação e envolvimento de todos os interessados”. Lembra ainda que em outubro de 2019, em reunião ordinária, a autarquia aprovou a escala de turnos das farmácias do Município, sendo emitido um parecer favorável à proposta de turnos que posteriormente foi enviado à Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC). Estes turnos das farmácias do concelho, depois de validados e divulgados pela ARSC, entraram em vigor no primeiro dia do ano.

Diamantino Sabina enviou assim, um ofício à Associação Nacional de Farmácias, demostrando que em Estarreja a situação do COVID se encontra estabilizada (apenas 1 caso ativo numa população de 27 000), e solicitando a reposição do serviço prestado pelas nossas farmácias, em consonância com o disposto na Lei e com as escalas de serviço devidamente aprovadas.