Concurso “Música a Direito” assinala os Direitos das Crianças

Neste Dia Mundial da Música, e para assinalar os 31 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, que se celebra a 20 de novembro, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Estarreja e a Câmara Municipal lançam o concurso “Música a Direito”.

Quinta, 01 de Outubro 2020


A iniciativa é dirigida a crianças e jovens até aos 21 anos que residam ou frequentem estabelecimentos de ensino no Município de Estarreja e surge com os seguintes objetivos: divulgar e dar a conhecer os Direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança à comunidade em geral e estimular a criatividade e reforçar as competências da expressão e da comunicação das crianças e dos jovens.

Neste desafio agora proposto, os participantes terão a oportunidade para conhecer, debater e comunicar, através da música, os ideais e os objetivos da Convenção sobre os Direitos da Criança. 

Os trabalhos a concurso deverão ser músicas/canções originais, acompanhados da respetiva letra, e submetidos a concurso através de um vídeo. Deverão ter como base de inspiração, de pesquisa, de conceção, de criação e de realização, a Convenção sobre os Direitos da Criança, os 31 anos da sua existência e os impactos desta na Sociedade e na Humanidade.

Normalmente, a CPCJ alia-se todos aos anos à campanha nacional “Estendal dos Direitos”, comemorativa do aniversário da Convenção, no entanto, em tempos de pandemia, houve necessidade de reformular essa atividade e é agora lançado, a nível local, o concurso “Música a Direito”. 

Em 20 de novembro de 1989, as Nações Unidas adotaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança, que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990. 


\ Calendário do concurso:
Receção de trabalhos a concurso – até 5 de novembro de 2020;
Avaliação dos trabalhos a concurso pelo Júri – até 19 de novembro de 2020;
Divulgação do vencedor nas redes sociais – dia 20 novembro de 2020, data em que se celebra o 31.º aniversário da adesão de Portugal à Convenção dos Direitos da Criança;
Produção e gravação da música e edição do videoclipe do trabalho vencedor - durante a interrupção letiva do Natal.

\ Documentos associados:
Normas de Participação
Formulário de inscrição 
Autorização do Encarregado de Educação (para os participantes menores de idade)